Aplicações de gamificação | Gamefic

5 aplicações de gamificação para a sua empresa

Utilizar ferramentas de gamificação contribui para aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Não por acaso, desde 2017, a gamificação tem sido tendência nas áreas de RH e comunicação interna das empresas.

Como sabemos, a gamificação é uma estratégia aplicada fora do contexto convencional de jogos, sendo utilizada, principalmente, no ambiente corporativo para aperfeiçoar, reter, qualificar, engajar e aumentar a produtividade de vários profissionais.

Então, que tal conhecer 5 aplicações de gamificação para a sua empresa melhorar os resultados da sua equipe de forma prática e divertida?

Onboarding

Geralmente, o onboarding é o primeiro contato que seus novos colaboradores têm com a cultura da empresa. Por isso, utilize a gamificação para receber bem os novos profissionais, manter elevado o nível de motivação e entusiasmo, além de diminuir o tempo de adaptação, capacitação e integração.

Treinamentos e capacitação

O treinamento e a capacitação dos colaboradores é uma tarefa que deve acontecer frequentemente dentro de qualquer companhia. Mas os modelos tradicionais de ensino corporativo podem ser demorados e nem um pouco atrativos para a maioria das pessoas. A gamificação utiliza uma abordagem inovadora e simplificada, com o objetivo de capacitar e treinar cada profissional mais rapidamente, além de incentivar o aprendizado contínuo.

Endomarketing

Divulgue eventos, lance promoções internas, comunique. Utilize a gamificação, aliando o  storytelling à mecânicas de jogos com tarefas e objetivos diários, para deixar a sua equipe sempre atualizada com com a cultura e as comunicações internas da sua empresa.

Acompanhamento de performance

Ajude sua equipe a manter o foco, alcançar metas e aumentar a produtividade. Desenvolva o espírito de competição saudável para ajudar a aumentar a interação e motivação das pessoas. Com a gamificação, você pode estabelecer metas, gerar reconhecimento e engajar seu time mostrando resultados alcançados, observando pontos fortes e a melhorar, além de estimular a autonomia e o propósito de cada um. Dessa forma, o dia a dia na sua empresa passa a ser mais leve e produtivo.

Gestão de pessoas

Investir na gestão de pessoas é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, utilizar ferramentas de gamificação para fazer a gestão do seu time, desde o processo de recrutamento e seleção até no dia a dia de toda equipe, é bastante positivo. E não é só isso, a gamificação também auxilia o trabalho de lideranças e promove diversas vantagens tanto para os colaboradores quanto para a empresa. 

Por isso, adote ferramentas de gamificação para estimular o progresso e reconhecimento, aplicar feedbacks individuais apontando pontos fortes e pontos que podem ser melhorados, fazer o acompanhamento da jornada de trabalho, estimular a educação corporativa, agilizar processos de relatórios e resultados e muitos mais. Quer saber como? Conheça a Gamefic.

Ebook Gamificação: Engajamento e inovação

Deixe um comentário