5 benefícios comprovados da gamificação para ajudar nas suas vendas

Utilizar a gamificação no seu negócio pode soar como uma ideia longe da realidade. Usar elementos, competições e rankings de jogos de videogame como motivação pode parecer meio estranho no início, já que é algo relativamente novo no mercado brasileiro. Mas pode ficar tranquilo! Nesse artigo nós vamos mostrar 5 benefícios comprovados de como a gamificação pode aumentar as suas vendas.

Se você acredita que a gamificação não é para você, dê uma olhada na Todeschini, Vivo, Syngenta e Pepsico, grandes empresas que já utilizam a gamificação, tirando grande proveito dessa ferramenta com aumento de vendas que ultrapassam os 30%.

Não é difícil implementar a gamificação e os seus benefícios podem ser imensos quando aplicada corretamente. Ainda não está convencido? Tudo bem! Preparamos esses benefícios para que você considere entrar para esse mundo e dê um start na gamificação.

Conecta os funcionários

Muitos representantes de vendas trabalham remotamente. Com isso, eles podem se sentir excluídos ou deixados de fora do espírito da empresa. A gamificação pode mudar isso conectando os profissionais de venda e incentivando a colaboração. Os vendedores se sentem mais conectados e inclusos ao seu time quando a empresa propões competições ou torneios de venda. Além de promover a competição saudável e reconhecer os melhores, a gamificação ajuda a construir um ambiente colaborativo, fazendo com que os representantes possam compartilhar seus conhecimentos. Isso inclusive faz com que os vendedores com resultados baixos possam se sentir motivados para melhorarem seu desempenho.

Comprometimento

De acordo com pesquisas americanas, 70% dos funcionários se consideram descompromissadas com o trabalho na maior parte do tempo. Todos que já passaram ao menos um dia como vendedor sabem o quão essa carreira pode ser um desafio. Mas ao mesmo tempo sabem como ela pode ser recompensadora quando as coisas são feitas do jeito certo. Quando você atinge ou supera a sua meta, os benefícios reais e emocionais são enormes, mas quando não se consegue o sucesso, é um balde de água fria. E se as coisas não melhoram o inevitável acontece: a pessoa desiste dessa carreira. A melhor maneira combater disso é utilizando a gamificação. Adicionando uma dose extra de competitividade vai criar um ambiente de trabalho motivador e divertido para que o comprometimento dos vendedores seja ainda melhor.

Aumento de competição e reconhecimento

Para ser um vendedor(a) de sucesso, você tem que ser competitivo. Ou você vende, ou o seu concorrente vende. Por sorte, vendedores são competitivos por natureza, e eles vão sempre buscar uma boa e amigável “luta”. Gamificar a sua plataforma de vendas ajuda a “cutucar” o lado ambicioso dos vendedores. Na maior parte do tempo, não é o prêmio que mais encoraja os vendedores, e sim a competição, uma forma de medir o sucesso contra seus colegas de profissão. Seguir a performance da sua equipe de vendas em tempo real e ter um ranking faz com que a natureza competitiva dos vendedores seja despertada, o que naturalmente gera melhores resultados para a empresa.

Comunicação

Vender pode parecer um esforço individual, mas a verdade é que no fundo é uma atividade em equipe. Equipes de venda devem trabalhar juntos e comunicarem entre si diariamente para alcançar os objetivos. Mas por alguma razão, não é isso que acontece. Com a tecnologia atual (obrigado WhatsApp!) nós podemos falar um com o outro a qualquer momento. Mas problemas antigos com comunicação ainda nos perseguem. E o problema não é com a tecnologia, e sim com as pessoas que a usam. Um dos benefícios da gamificação é a comunicação consistente entre os participantes, já que eles têm que manter o contato constante para que o processo funcione da maneira certa.

Diversão!

Jogar é divertido. Por isso o mercado de games é maior que o de filmes. Vendedores são pessoas ambiciosas e competitivas por natureza e isso casa perfeitamente com a gamificação. Competições e desafios são perfeitas para as equipes de vendas, pois liberam um lado lúdico no ambiente de trabalho, que quase sempre é visto como muito formal. Inclusive quando se colocam algumas ideias divertidas para animar a competição, como dar uma coroa para o melhor vendedor ou vendedora da equipe para ser usada por uma semana, ou dar uma festa anos 80 quando a equipe bater suas metas.

Gamificar o seu negócio é dar mais oportunidades para sua equipe aumentar ainda mais as vendas. Não fique fora desse conceito que será usado por mais de 70% das grandes empresas nos próximos anos. Fale com nossos promotores e saiba mais.

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