6 maneiras de aumentar o moral da sua equipe

Sim, o mundo das vendas não é um mar de rosas. É preciso força de vontade, dedicação e principalmente muita coragem para tentar vender um produto ou serviço para pessoas estranhas, mesmo que seja apenas uma vez. E fica ainda mais difícil quando você pensa que as chances de ser rejeitado são bem maiores que as chances de a venda dar certo. Para resumir: é preciso quase uma força super-humana de persistência e motivação para fazer isso o dia todo, dia após dia e semana após semana.

Quando o moral da equipe diminui, o gerente de vendas sofre.

E é quando as coisas dão errado é que o gerente deve mostrar a sua coragem. Contas vão sair, objetivos não serão alcançados e negócios serão perdidos. E é nessas horas que os melhores gerentes de vendas têm que botar fogo no ânimo da sua equipe.

Perceba o momento

Praticamente nenhum vendedor vai chegar no seu gerente e dizer que não está se sentindo motivado para bater suas metas. Manter o olho no moral da equipe e saber quando ela está para baixo é uma tarefa essencial de um bom gerente. Na maioria dos casos, o motivo para o moral da equipe não estar alta é algo específico, e o mais óbvio é não bater as metas (e consequentemente, não receber comissão ou bônus). Mas esse motivo nem sempre é claro assim.

Então, como saber que a motivação da equipe não anda lá essas coisas?

Alguns dos sinais podem ser:

  • Uma queda na performance
  • O ciclo de vendas fica maior
  • Negatividade
  • Queda nas conversas e nos risos entre os colegas
  • Aumento nas faltas

Esses são apenas alguns sinais entre vários outros. E a melhor maneira de evitar tudo isso é estabelecer uma cultura de ambiente de trabalho onde sua equipe possa estar confortável sendo proativa, honesta e aberta em relação aos problemas e queixas.

Então você definitivamente percebeu que o moral da sua equipe está baixa. O que fazer?

Primeiramente, não foque em culpar, e sim na melhor forma de progredir. Nesse momento, grande parte dos gerentes pode pensar que a melhor forma de contornar essa situação é abrir a carteira. Será que a equipe ficará mais motivada se os vendedores receberem mais? A resposta é não.

Um aumento no pagamento pode até funcionar em alguns casos, mas não é nem de longe o principal motivo para os funcionários se sentirem motivados. E pensando nisso, nós vamos te mostrar 9 maneiras de levantar o moral da sua equipe.

  1. Sempre reconheça e recompense boas performances.

Um ambiente onde o bom trabalho é abertamente reconhecido e celebrado faz milagres. Nenhuma pessoa no mundo gosta de um chefe que sempre reclama quando algo dá errado mas fica calado quando as coisas dão certo. Os vendedores serão muito mais abertos para suas sugestões quando você agradece, parabeniza e recompensa as suas vitórias.

  1. Soluções em equipe para problemas da equipe

Essa é uma das maneiras mais básicas: simplesmente escute. Pergunte sua equipe! Peça sugestões para saber como as coisas estão e como melhorar.

  1. Aposte em diversão

O dia-a-dia dos vendedores é cheio de estresse, medo e pressão. Quebre isso com um pouco de diversão no meio do expediente. Festas, mesa de pingue-pongue ou pebolim, videogames e almoços especiais são algumas ideias. Lembre-se sempre que marcar eventos e festas fora do horário de trabalho não é ruim, mas ao fazer isso você está tirando do funcionário uma parte do seu tempo livre.

  1. Trate os integrantes da sua equipe individualmente

Você precisa saber o que motiva cada um dos seus vendedores. Você pode fazer isso perguntando essas simples questões:
Você está motivado?
O que te motiva a longo prazo?
Tem algo que você possa fazer para você mesmo te motivar?
Na sua opinião, quais são os sinais que te mostram que você não está motivado?
O que você gostaria que eu fizesse se você estivesse desmotivado?

Sabendo a resposta dessas perguntas, você conseguirá traçar facilmente um plano para poder motivar a sua equipe de forma individual.

  1. Invista em educação.

Como já mostramos nesse outro ARTIGO, investir em educação e treinamento pode ser uma excelente forma de motivar a sua equipe. As pessoas gostam de ter um tempo para aprender mais, e se a empresa investe nessa educação, o funcionário ficará mais motivado para trabalhar melhor.

  1. Construa um sistema de prêmios não-financeiros.

Sim, sabemos que dinheiro é muito bom, mas muitas vezes são as pequenas coisas que motivam as pessoas. Se você procura prêmios que não sejam em forma de dinheiro, nós podemos te ajudar. Preparamos um ebook com 50 ideias divertidas para motivar a sua equipe, e você pode conferir AQUI.

E nós podemos te ajudar ainda mais. Se você é usuário do CRM Pipedrive, você poderá utilizar a nossa plataforma de gamificação gratuitamente, venha saber mais nesse ARTIGO. A gamificação é a melhor maneira de motivar a sua equipe de vendas. Você pode saber mais sobre gamificação AQUI.

Muito obrigado por visitar o nosso blog! Entre em contato com os nossos consultores e comece a bater recorde de vendas.

Deixe um comentário