Como aumentar o desempenho de uma equipe com a gamificação

Por: Ana Luiza Sancevero

Encontrar uma forma de incentivar a alta produtividade dos colaboradores, de maneira natural, espontânea e agradável é um desafio que empresas enfrentam. Isso porquê muitas vezes essa realidade pode gerar um desconforto que a maioria dessas estratégias apresentam. Essa é uma situação comum a maioria das empresas.

A gamificação está aí para solucionar problemas como esses. O aplicativo utiliza das técnicas motivacionais dos games para envolver e engajar os colaboradores como forma de melhorar os seus resultados e consequentemente das empresas.

Um estudo realizado em 2012 pela Tower Watson, apenas 35% dos trabalhadores estão engajados na empresa a qual respondem. A pesquisa constatou que 46% dos empregados acreditam que devem ir para outra empresa para alavancar a sua carreira.

Essa realidade apontada pela pesquisa está diretamente ligada com a  falta de motivação, perspectiva e sentimento de desvalorização que as pessoas sentem em relação a organização. É justamente nesse contexto que a gamificação entra para virar essa “chave” para o outro lado.

A mecânica da gamificação possui diversas vantagens como já mostradas anteriormente aqui no blog. Mas como pode engajar seus funcionários e equipes?

Os jogos são desenvolvidos realmente com o intuito de aumentar o engajamento dos colaboradores. Isso é feito através meio de desafios, metas e recompensas. A dinâmica motivacional dos games, envolve as equipes e incentiva a solução de problemas e desafios.

Ou seja, a metodologia soluciona todos os processos que antes seriam desmotivadores, através dos jogos ajuda dos colaboradores a melhorar resultados como: metas, desenvolver trabalho em equipe, mensurar conquistas.

São incontáveis benefícios e todos com o mesmo intuito: Gerar engajamento e melhorar os resultados das empresas. Reconhece publicamente o funcionário, gera competição saudável e foco da equipe em um objetivo, promove socialização dos colaboradores, permite feedbacks, aumenta o comprometimento dos envolvidos, estimula inovação e ideias e facilita a implementação de mudanças.

Com essa gama de benefícios, o funcionário tende a ficar mais engajado e se dedicar mais ao o que lhe é proposto. Isso acontece porque ele não carrega a pressão de ser cobrado por um superior e sim trabalhar de uma forma divertida e descontraída. A gamificação engaja os colaboradores de uma forma natural e voluntária e é a melhor escolha para as empresas que desejam crescer e disparar seus resultados positivamente.

Deixe um comentário