Aumente as vendas através de um game

Aumente suas vendas através de um Game

Toda empresa sustentada por uma equipe de vendas precisa ter foco constante em algum tipo de treinamento. Afinal, bons negócios dependem do desempenho dos vendedores e do bom uso que fazem das estratégias de vendas. No entanto, todo gestor de equipes sabe que esse bom desempenho depende também da motivação do vendedor. Por isso, é importante avaliar a sua equipe constantemente. Será que seus vendedores estão entusiasmados e com vontade de crescer junto com a sua empresa? Entenda como um game pode aumentar suas vendas:

O combustível necessário para alavancar as vendas

É claro que as técnicas de vendas que todo vendedor conhece são fundamentais para que possam direcionar o seu trabalho e ter uma base sobre a qual atuar. Mas é preciso considerar que há muito mais chances de fechar negócio quando você conta com profissionais cheios de vontade, loucos para bater suas metas. Colaboradores que se sentem parte da equipe e são valorizados farão muito mais do que profissionais que simplesmente vendem por obrigação.

A chave dessa “energia” que muda o volume e a qualidade das vendas em qualquer empresa reside na união entre realização pessoal e realização profissional. É preciso fazer com que ambas sejam uma só. Assim, a equipe se entrega mais às vendas e persegue com mais afinco qualquer chance de negócio. Logo, você não precisa investir somas muito altas em serviços de consultoria ou se tornar um gestor desagradável, que ameaça puni-los caso não sejam produtivos.

A gamificação nas equipes de vendas busca justamente atingir essa motivação que resulta em um relevante aumento nas vendas. Estudos recentes comprovam que as pessoas são extremamente motivadas pelos jogos. Visualizar vitórias materializadas em um divertido game faz com que a cada colaborador busque ser o melhor jogador da equipe. Aumenta os níveis de produtividade sem pressionar a equipe de modo desagradável ou negativo.

Como funcionam os games nas empresas?

Neste artigo, mostraremos um exemplo do game desenvolvido pela Gamific e que já tem beneficiado diversas empresas. É baseado em uma corrida de carros, na qual sai na frente o competidor que tiver um melhor desempenho. Confira a imagem abaixo:

À esquerda, podemos observar um painel de controle simples. Ele permite o acesso a todas as configurações e funções importantes do jogo. Lá podemos acompanhar nosso resultado individual e o de todos os outros competidores, quando se tratar de uma competição coletiva. No caso das vendas a competição coletiva é mais indicada. Ela estimula a competitividade que já existe entre a equipe e permite que os vendedores espelhe-se naqueles que tem os melhores desempenhos.

Vamos imaginar que em um dia qualquer e por um motivo qualquer um vendedor acorde com menos motivação do que de costume. O jogo funcionará, neste caso, para fornecer uma motivação extra. Ela surgirá naturalmente quando o colaborador abrir o aplicativo do game em seu smartphone e ver que pode superar o score (pontuação) do colega ou que falta pouco para sua meta seja alcançada e que seu carrinho chegue ao final da corrida. Logo ela poderá ganhar o jogo e receber a recompensa. O raciocínio também funciona quando alguém não está sendo produtivo. Ele percebe que está com um desempenho inferior ao da equipe e, afinal, quem entra em um jogo para perder?

Análise de dados

Como é possível observar na imagem, este game permite que equipes sejam criadas e que cada uma delas tenha um líder. Esse líder pode ser, por exemplo, o gestor. O desempenho pode ser medido em dinheiro, em números de clientes atendidos e pedidos entregues, bem como ligações realizadas, que pode ajudar em diversas análises de resultados (para empresas que entram em contato com o cliente para oferecer o produto, por exemplo). A Gamific também disponibiliza gráficos para que a análise fique bastante didática, especialmente em função do tempo.

É importante lembrar que o perfil de cada jogador é criado de acordo com a sua função dentro da empresa. Um dos mais interessantes diferenciais da gamificação é que os games são bastante flexíveis. Se adaptam facilmente ao seu negócio e, independente do ramo de atividade, a essência e os princípios da sua empresa não se perdem. A Gamific optou por prover situações muito semelhantes à realidade, porém de uma forma divertida e que pode gerar resultados em termos de lucratividade e aumento de produtividade de cada vendedor.

Deixe um comentário