Como Diminuir o Turnover nos Bancos

Por: Ana Luiza Sancevero

Considerada a profissão do estresse, ser bancário é o sonho de muitas pessoas. Ascensão financeira, plano de cargos, comissões, salários altos, além de outros acréscimos. Entre estes benefícios tentadores, o trabalho realizado encobre uma questão danosa que quem atua nesta área sente diariamente na pele, ou melhor, na saúde: o estresse do banco. O que pouco se sabe é que o mesmo setor que mais lucra no Brasil é o que mais se demite!

O status da profissão tem se tornado uma frustração para os trabalhadores. O Brasil, leva atualmente grandes números no índice de afastamentos das atividades profissionais por problemas de saúde. Isso porquê o ambiente bancário já é considerado estressante, além disso, a maioria dos atendimentos realizados pelos colaboradores são relacionados á insatisfações dos clientes.

O estresse predominante é relacionado a dois fatores: a exaustão emocional, que ocorre pela grande demanda de trabalho, que muitas vezes pode ser superior à capacidade do indivíduo. Assim como a realização profissional, que representou a avaliação da carreira de forma negativa.

Para reverter essa realidade, a empresa, além de reconhecer as pequenas conquistas dos colaboradores, investir em desenvolvimento e motivação desde os funcionários que trabalham com atendimento direto ao cliente, aos líderes. É importante também a empatia, ou seja, que as cabeças da empresa se coloquem no lugar dos colaboradores, entendam essa realidade e tracem estratégias para um trabalho mais satisfatório.

Investir em inovações tecnológicas, automação de sistemas e implantação de softwares é uma estratégia assertiva para a melhoria da experiência dos funcionários. Acompanhar a tecnologia é condição necessária no panorama econômico atual. A gamificação é um exemplo de inovação que é preciso se considerar com urgência.

Através da implantação de uma plataforma gamificada no dia a dia da empresa, é possível ter uma melhoria na apuração de resultados, no direcionamento de treinamentos, no engajamento e na motivação do time e ainda consideráveis aumentos de produtividade. Para os bancos, é uma das melhores inovações da atualidade.

– Baixe o aplicativo Gamific 2.0 na App Store ou Google Play Store . Ao entrar no aplicativo, clique em “Fazer login com o e-mail” para começar a fazer o teste Gamific de uma forma totalmente gratuita.

Deixe um comentário