Gamificação: um ambiente de trabalho divertido atrai mais resultados

Gamificação: um ambiente de trabalho divertido atrai mais resultados

A gamificação é uma metodologia de gestão que utiliza a dinâmica dos games para engajar membros da equipe e aumentar a produtividade nas empresas.

No call center, estimula a competitividade e permite a análise do desempenho individual, de acordo com os resultados esperados de cada um.

Jogos têm um lado fun, entretêm e motivam. Engajam. Reconhecem talentos. Enriquecem a experiência dos usuários. Promovem um ambiente saudável e produtivo.

Gente feliz agrada. E atrai mais clientes.

Ou seja, aquela máxima que diz que o cliente tem sempre razão, pede outra: a satisfação dos atendentes também vem em 1º lugar.

A reinvenção do call center passa pela gamificação.

Vivemos tempos de mudança. De um lado, a maneira como os consumidores compram produtos ou adquirem serviços está se transformando. De outro, o atendimento a eles precisa acompanhar essa transformação.

Como anda o ânimo dos seus atendentes diante desse cenário?

Na maioria das vezes, o cliente procura resolver tudo pela Internet, inclusive os problemas que surgirem pela frente. Quando isso não acontece, ele procura soluções no call center.

Cliente insatisfeito e chateado espera ser atendido por uma pessoa motivada e feliz.

Mas lidar com frustrações é difícil para todo mundo. Face à essa realidade, como incentivar os colaboradores? Como reinventar o dia a dia deles?

A gamificação responde a essas perguntas.

Como implementar a gamificação.

A gamificação está cada vez mais em alta e traz excelentes resultados para empresas no mundo inteiro.

A melhor maneira de tirar proveito de todos os seus benefícios, é utilizar a plataforma corretamente.

Aqui vão 3 regras básicas para sua implementação:

  • estabelecer meta
  • oferecer recompensas
  • dar feedback constante em tempo real

Meta clara.

O ponto de partida em qualquer jogo é o que se quer alcançar. O objetivo.

Qual é o seu, melhorar o ambiente de trabalho? Aumentar a produtividade da equipe? Conquistar novos clientes? Reconquistar antigos?

A meta precisa ser clara para todos os participantes. Nem nada muito simples, muito menos impossível. A meta precisa ser desafiadora o suficiente para engajar as pessoas e tornar a competição saudável.

Recompensa.

Nosso dia a dia fica melhor com recompensas. E isso vale desde um bom dia com um sorriso aberto até aquele celular desejado, a viagem sonhada ou o acúmulo de pontos para um prêmio maior no final. A recompensa é o motor que nos move e nos faz ir cada vez mais longe.

É importante oferecer diferentes recompensas a cada etapa do jogo. Isso mantém a equipe motivada. E o trabalho mais assertivo.

Feedback. 

Não ter retorno sobre o que fazemos diminui o interesse, baixa o nível de atenção e gera desmotivação. Afinal, tanto fez como tanto faz. A falta de feedback desestimula a equipe, desperdiça talentos e vicia o ambiente com más práticas.

Ao contrário, quando toda ação gera uma reação, no caso do feedback os resultados são sempre estimulantes e promissores.

A gamificação pede feedbacks rápidos para corrigir possíveis desvios de rota.

E você sabe, bons resultados levam à conquistas e vitórias.

A reinvenção das pessoas faz toda a diferença em um call center.

A dinâmica da gamificação revela talentos vencedores, o que contribui para ter uma equipe campeã.

Mas é preciso algo mais além da gamificação: treinamentos constantes. Esses esforços conjuntos reduzem erros e a rotatividade de colaboradores, motivam, melhoram a qualidade dos serviços e aumentam a produtividade da empresa.

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