Produtivo no home office | Gamefic

Como ser produtivo durante o Home Office?

Já ultrapassamos 60 dias de quarentena no país e durante esse período muitos profissionais mudaram a sua rotina de trabalho. O momento exige calma e prudência para a conservação da saúde, mas, ao mesmo tempo, o trabalho deve continuar de forma responsável e humana.

Por isso, muitas empresas adotaram o home office como estratégia para a perenidade de seus negócios. Este modelo alternativo de trabalho se transformou em uma alternativa crucial para enfrentar a atual situação pandêmica, sem colocar em risco a saúde de vários profissionais. 

Mas como ser produtivo durante o home office? Confira aqui algumas dicas para trabalhar bem e em casa:

Escolha seu local de trabalho

Crie um ambiente de trabalho para que seja produtivo. Selecione um cômodo da casa como o seu local de trabalho e coloque tudo o que você precisa para realizar suas atividades. Dê preferência a locais silenciosos, arejados e bem iluminados. Ou seja, trate seu home office como um escritório de verdade.

Arrume-se para trabalhar

Acorde cedo, tome seu café da manhã e arrume-se. Não é preciso colocar sua melhor roupa de trabalho, mas seu cérebro precisa identificar que você está ali a trabalho e não no seu day off.

Estabeleça uma jornada de trabalho

Defina seu horário de trabalho. Sua jornada diária de trabalho deve ser semelhante à praticada na sua empresa. Então, determine os horários para almoço, intervalos e horário de início e fim de jornada.

Evite distrações

TV, celular, séries, filhos, animais de estimação são algumas das distrações que você pode ter em casa. Por isso, escolha um local de trabalho para realizar suas atividades sem distrações e interrupções. Converse com todos em casa e deixe claro que, apesar de estar em casa, você está trabalhando.

Mantenha o contato com seus superiores

Estabeleça interações e mantenha contato com seus superiores, colegas, clientes e fornecedores sempre que necessário. É muito importante que durante esse período, a comunicação flua naturalmente bem, da mesma forma que acontece presencialmente. Mas atenção! Não é porque as pessoas estão em casa que elas estão disponíveis 24h.

Tenha uma lista de tarefas

Disciplina é a palavra-chave. Tenha uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia e cumpra-a. Dessa forma você se mantém produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar.

Faça pausas

Durante o cumprimento de sua jornada de trabalho é essencial que você determine seus momentos de descanso e pausas. Afinal, eles são fundamentais para espairecer as ideias, alongar as costas, melhorar a circulação, além de evitar passar muitas horas com os olhos grudados na tela do computador. Você e seu corpo merecem uma pausa.

Mantenha o contato humano

Sempre que possível, mantenha o contato com colegas, clientes, chefe ou fornecedores por telefone ou via videochamadas no dia a dia do seu trabalho. Trabalhar em casa pode ser solitário para algumas pessoas, então evite o isolamento.

Mantenha seu local de trabalho organizado

Assim como no seu local de trabalho convencional, o seu home office também deve ser limpo e organizado para facilitar sua rotina e aumentar sua produtividade.

Saia do trabalho no fim do dia

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Então, levante-se e saia do ambiente escolhido como seu home office, mesmo que ele fique na sua casa. Assim como na sua empresa, você tem hora para começar e terminar a sua jornada.

Agora que você já sabe como ser produtivo durante o home office, aproveite para praticar as nossas dicas.

E lembre-se: esse isolamento social não vai durar para sempre. Organize-se. Adapte-se. Fique em casa.

Deixe um comentário