Home Office | Gamefic

Home Office: ações e ferramentas para manter a motivação da equipe

Manter os colaboradores motivados já é um desafio normalmente, mas, em tempos de distanciamento social, com muitas empresas adotando novos modelos de trabalho, principalmente o home office, manter uma equipe unida e engajada pode se mostrar ainda mais desafiador.

Felizmente, existem algumas técnicas e ferramentas que podem auxiliar nessa missão, confira:

1. Personalize ao invés de generalizar

Cada colaborador tem sua personalidade, rotina e particularidades. Todos estão enfrentando este momento da maneira como conseguem, se adaptando dentro de suas possibilidades e limitações. Muitos não têm os equipamentos necessários para uma rotina de trabalho confortável em casa, outros dividem o espaço com outros moradores, mães e pais precisam adaptar o cotidiano com as crianças, etc. 

Por isso, ofereça aos colaboradores com filhos, por exemplo, horários flexíveis. Faça uma pesquisa para saber quais funcionários precisam de cadeiras para tornar a rotina de trabalho mais confortável e organize maneiras de viabilizar isso internamente.

2 – Liderança pelo exemplo

Liderar pelo exemplo é, provavelmente, a maneira mais eficaz de trazer a equipe para junto de si Assim, mostre para o seu time como se fazem as coisas na prática. Afinal, não faria sentido cobrar uma postura de seus colaboradores que você como gestor não tem.

Com isso, você conseguirá motivar o seu time e até mesmo melhorar o clima organizacional.

3 – Mostre que cuidar da saúde é importante

Se a empresa não pode comportar uma academia interna, promova eventos sociais, convênios com clubes e academias, corridas ou caminhadas, motive os colaboradores a terem qualidade de vida. Esses eventos são uma maneira divertida dos colaboradores interagirem com os colegas de trabalho e promovem uma cultura de escritório unida e feliz.

4 – Atenção às datas comemorativas

Não é porque estamos fisicamente longe que precisamos deixar de comemorar eventos como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc. A logística pode parecer mais complexa, mas ainda são é possível presentear os colaboradores, seja com um brinde físico ou com algo online, como um vídeo de homenagem, uma mensagem especial de email, entre outros.

5 – Autonomia

Permita e incentive que os colaboradores tenham autonomia individual. Gerenciar o próprio tempo, principalmente em um momento tão delicado, é uma liberdade essencial para gerar motivação nas equipes.

Além disso, é importante para os gestores não terem uma equipe totalmente dependente, mas sim, que possua senso de responsabilidade e seja capaz de tomar decisões inteligentes. Quando a equipe possui uma independência maior, as tarefas são realizadas com mais confiança e os resultados saem com mais fluidez.

Ferramenta que auxilia na gestão home office

Sabemos que a maioria das empresas foi obrigada a implementar o trabalho à distância às pressas devido à pandemia do Coronavírus. Mesmo as instituições que já praticavam o home office não o faziam de forma massiva como é agora. Ou seja, mesmo que houvesse tempo para planejar e implementar uma estrutura de trabalho em casa para 100% dos colaboradores, os fatores que estamos lidando atualmente, como a pandemia e um futuro incerto quando esta terminar estão em jogo e precisam ser considerados.

Por isso, levando em conta essa nova rotina em que líderes estão fisicamente longe de seus liderados e lidando com uma situação completamente nova, poder contar com uma ferramenta que ofereça uma visão ampla de desempenho, além de facilitar a comunicação entre o time pode ser a chave para uma gestão bem feita, que gere efeito positivo na performance da equipe.

Conheça a Gamefic

A Gamefic surgiu para aprimorar as técnicas de gestão. Ao aplicar conceitos de gamificação no cotidiano das organizações, proporcionamos uma evolução dos modelos de gestão atuais, auxiliando na implementação de uma cultura de gamificação nas empresas, que é capaz de promover o engajamento ao mesmo tempo em que aumenta os resultados.

Confira as vantagens:

Feedback instantâneo

Qualquer ação pode receber um feedback em tempo real. Recompensas podem ser recebidas, um treinamento pode ser sugerido e muito mais! Ideal para trabalhos à distância, mantendo líderes e liderados em sintonia através de uma comunicação clara e eficiente.

Learning

Geralmente, treinamentos demandam tempo, gastos e o envolvimento de várias pessoas. Com o distanciamento social e o momento que estamos vivenciando, essas práticas ficaram complicadas, mas os treinamentos ainda podem e devem ser aplicados. Aqui, tudo é feito online, de forma simples e eficaz. 

Ranking

A partir da pontuação gerada através do desempenho de cada jogador, temos um ranking lúdico e divertido, que gera uma competição saudável entre os colaboradores, além de contribuir para uma visão clara e simples da performance do seu negócio.

Personalização

Considerando a personalidade e individualidade de cada colaborador, temos ampla possibilidade de personalização em nossa plataforma. Desde o tipo de jogo (corrida, surf, etc), até treinamentos específicos, individuais ou para grupos.

Feed

Compartilhamento de informações da empresa de forma lúdica e colaborativa. Aqui é possível fazer posts, comentários, curtir e compartilhar conteúdos. Um canal de informações que mantém todos atualizados quanto ao que acontece na empresa, bem como incentiva a participação e o engajamento entre colaboradores.

Avatares

Cada jogador pode personalizar seu avatar da forma como quiser! Tendo a consciência da diversidade de perfis e, ao mesmo tempo, das particularidades de cada jogador, disponibilizamos inúmeras possibilidades de personalização, tanto de seus avatares, quanto de cenários, veículos e muito mais!

Quer saber mais? Converse com um de nossos consultores.

Deixe um comentário