Jogos no ambiente de trabalho | Gamefic

Jogos no ambiente de trabalho: como utilizá-los e bater metas

Foi-se o tempo em que escritórios eram lugares sérios e engessados. Hoje, empresas de vários tamanhos têm adotado práticas pautadas em jogos no ambiente de trabalho para promover a interação e manter a motivação de times com o intuito de alcançar melhores resultados.

Além de aumentar a produtividade, os jogos são uma maneira divertida de incentivar o trabalho em equipe e a competição saudável. Outra razão é que tal atitude é uma ótima forma de quebrar um pouco a rotina diária estressante.

Um jogo é, basicamente, uma interação entre os competidores, que devem obedecer certas regras para solucionar uma tarefa. Portanto, incorporar jogos no ambiente de trabalho na cultura corporativa é excelente para estabelecer bons relacionamentos, estimular o trabalho em equipe e promover a troca de ideias.

Por que os jogos no ambiente de trabalho são necessários?

Não podemos subestimar o investimento neste tipo de ação. Afinal, existem várias vantagens em utilizar os jogos no ambiente de trabalho da sua empresa. Quer ver?

  • Facilitam a cultura de trabalho colaborativa e motivada.Tais atividades são vistas como um movimento para unir os indivíduos;
  • Muitas cabeças/mãos contribuem nos processos e, portanto, ajudam na solução ágil de problemas e na tomada de decisões;
  • Promovem uma comunicação responsiva e significativa à medida que os colaboradores passam a conhecer a personalidade, os desejos, os pontos fortes e os pontos fracos de seus colegas;
  • Afastam os colaboradores do trabalho habitual, ajudando-os a usar a criatividade e o pensamento fora da caixa;
  • Criam atmosfera para aumentar a produtividade. É possível identificar e eliminar obstáculos ou melhorar as formas existentes de trabalho;
  • Aumentam a moral dos colaboradores, pois eles sentem que a empresa e os colegas estão interessados ​​em conhecê-los e desenvolvê-los; uma razão válida para a retenção;
  • O aprendizado e os insights dos jogos em equipe podem ser transferidos para o ambiente de trabalho real, resultando em melhores desempenhos.

Como usar os jogos corporativos na sua empresa?

Podemos dividir os jogos em duas categorias: cooperativos e competitivos.

Jogos Cooperativos

São jogos em que um grupo de pessoas cooperam para alcançar um objetivo final, gerando recompensa coletiva. Esses jogos requerem que os colaboradores se ajudem, estimulando o trabalho em equipe. Assim, é possível estabelecer um ambiente organizacional entrosado e agradável.

Por estimularem a cooperação dentro das equipes participantes, a força coletiva é o fator decisivo para vencer esse tipo de jogo. Além disso, também auxiliam os participantes a enxergarem que pequenas tarefas podem levar a uma grande conquista.

Jogos Competitivos

São jogos com objetivos individuais, em que uma única pessoa é responsável por atingir a meta final e, naturalmente, o ganho é exclusivamente dele.

Se aplicados de forma correta, podem ser um trunfo para desenvolver as qualidades particulares de cada componente de uma equipe. 

Uma boa forma de se aplicar isto é transformando objetivos do cotidiano empresarial em jogos competitivos! Atribua pontuação e faça um ranking para quem atingir as metas. Assim, seus colaboradores se sentirão mais motivados (afinal, ninguém gosta de ficar em último lugar).

Pensando nisto, a Gamefic desenvolveu uma plataforma de gestão de pessoas que faz o uso de uma interface com avatares baseada na gamificação do processo de trabalho. Seus colaboradores devem conquistar objetivos e missões para acumular pontos. 

A partir dessa pontuação, é gerado um ranking com os melhores desempenhos. É uma ótima maneira de estimular o trabalho em equipe, promovendo a integração, motivação e engajamento dos colaboradores.

Com a Gamefic, gestores têm acesso aos indicadores-chaves de performance em tempo real. Tornando muito mais fácil concentrar dados e tomar decisões pautadas nos resultados da empresa.

Lembre-se: aplicar jogos no ambiente de trabalho é importante para abrir um espaço de reflexão sobre o que foi aprendido e o que mudou para os colaboradores após participado dessas atividades. Deixe o seu ambiente de trabalho mais dinâmico e competitivo. Experimente a Gamefic!

Deixe um comentário