A performance da Gamificação

Sempre falamos por aqui sobre a gamificação, seus diversos benefícios, como e quando ser utilizada e em quais setores. Preparamos um artigo super completo sobre tudo aquilo que você precisa saber sobre GAMIFICAÇÃO.

 

O que significa Gamificação?

Traduzida do inglês Gamification, o termo gamificação significa a soma das estratégias dos jogos como forma a engajar os colaboradores para atingir um objetivo. Ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover engajamento e competição saudável.

 

Afinal, o que é gamificação? 

A gamificação é um método de gestão que utiliza a mecânica, dinâmica e lógica presente nos games e as aplica ao dia a dia das empresas. Basta imaginar que a rotina de todos os colaboradores que precisam trabalhar com metas se torna, da noite para o dia, um intrigante jogo.

Seus objetivos de vendas são convertidos em desafios animados que devem ser vencidos, cada um com a devida recompensa em forma de pontos que podem se transformar em dinheiro e prêmios atrativos como viagens, celulares, jantar com acompanhante. Tudo depende do modo como se deseja recompensá-los.

É possível também estimular a competitividade da equipe, fazendo com que seja representada no jogo a melhora de desempenho de cada um dos participantes, criando uma cultura de resultados.

Essa estratégia de gamificação tem se mostrado extremamente eficiente para o aumento de produtividade e custa muito menos do que um serviço de consultoria empresarial, por exemplo.

 

O que é gamificação nas empresas?

A estratégia de implantar a gamificação nas empresas é cada vez mais comum. Muito se associa a “vendas”, porém essa ferramenta vai muito além desse setor, há um universo de possibilidades para utilizá-la dentro de uma organização. A plataforma envolve a interatividade, competitividade saudável, programa de pontos, desafios, rankings, placares e desperta a curiosidade do usuário.

As diversas estratégias oferecidas pela Gamificação podem sim ser utilizadas em outras áreas de uma empresa, tanto interno quanto externamente. Além dos benefícios já citados anteriormente, serão apresentados a seguir casos de sucesso e sugestões para praticar a gamificação no ambiente empresarial.

  • Volkswagen: A fábrica de automóveis utilizou o método da gamificação em Estocolmo, na Suécia, para estimular os condutores a dirigirem em velocidades menores. Os condutores que obedeciam às regras ganhavam um bilhete para concorrer um veículo da marca.
  • Microsoft: O sistema foi desenvolvido especificamente para as equipes de testes para ajudar a encontrarem falhas nas traduções em milhares de telas de centenas de línguas dos softwares da empresa.
  • Gerdau: a empresa aderiu a um programa gamificado de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual. O treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento.

Além disso, vale ressaltar a principal função da gamificação nas empresas, os resultados! A competição saudável é uma delas, pois lida com natureza humana e estimula a vontade de superação (ao próximo ou a si mesmo) em algum aspecto. Com isso, desenvolve-se o sentimento de conquista, pois ao superar os objetivos propostos desperta-se um sentimento de conquista, o que estimula o colaborador a continuar se empenhando.

 

A Gamificação na Educação

Nesse setor, a educação tem o intuito de deixar os estudos mais atrativos e interessantes. Em um momento em que os professores têm que dividir a atenção com os celulares, mudar essa realidade é um grande desafio. Dessa forma, a gamificação na educação tem sido uma estratégia eficaz para promover o aprendizado e aumentar o engajamento dos alunos.

 

Muito se associa o aprendizado ao sofrimento, algo chato ou difícil. Por isso, gamificar as salas de aulas podem trazer diversos benefícios para os alunos e professores, como:

– Estimula o interesse pelo aprendizado

– O aluno não fica prisioneiro do conteúdo

– É possível medir e acompanhar o desempenho

– Eleva a atenção e interesse do estudante

– Desperta a curiosidade

 

A tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia. Investir em gamificação é a opção correta para quem quer alavancar resultados, ter mais engajamento e assertividade, independente do resultado. Que tal conhecer um pouco mais?

– Baixe o aplicativo Gamific 2.0 na App Store ou Google Play Store . Ao entrar no aplicativo, clique em “Fazer login com o e-mail” para começar a fazer o teste Gamific de uma forma totalmente gratuita.

Deixe um comentário