Jogos no ambiente de trabalho

Por que estimular jogos no ambiente de trabalho?

Criar um local de trabalho divertido, agradável e produtivo é o sonho de muitas empresas e colaboradores. É por isso que muitos negócios começaram a apostar e estimular os jogos no ambiente de trabalho, e sabe por quê? Porque eles são uma excelente alternativa para engajar e motivar toda sua equipe de trabalho.

Não pense que isso é de interesse apenas de empresas grandes e modernas. Até mesmo as empresas mais conservadoras estão abrindo a cabeça e o espaço para que métodos inovadores e criativos sejam adotados em seu cotidiano, principalmente para auxiliar na gestão de pessoas.

Você sabe o que é gamificação?

Gamificação é a aplicação mecanismos e estratégias de jogos em diferentes contextos, como em ambientes corporativos. Nela podemos criar avatares, determinar pontuação e fases em atividades de trabalho, com o objetivo de tornar as atividades diárias mais motivadoras.

Dessa forma, a gamificação ajuda a estimular o trabalho em equipe, aproximar o relacionamento dos colaboradores, além de valorizar o profissional, demonstrando como cada um é importante para alcançar a vitória e o sucesso da empresa.

É claro que podemos utilizar os jogos como atividades colaborativas, mas também é possível incentivar a competição entre os participantes. Os jogos competitivos ajudam a avaliar a performance, incentivar o aprimoramento do trabalho e analisar o comportamento de cada colaborador.

Por isso, a aplicação da gamificação deve seguir os mesmos preceitos dos games: é preciso que seja estabelecido regras claras, com objetivos e metas a serem alcançadas, e a recompensa ao final de cada fase/objetivo alcançado. Assim, os colaboradores vão se sentir mais engajados e satisfeitos a cumprir as metas de trabalho.

Quais as vantagens da gamificação no trabalho?

Segundo o autor do livro 301 Ways To Have Fun At Work, Dave Hemsath, a diversão é a coisa mais importante para uma organização de sucesso. Dessa forma, é possível identificar que empresas que adotaram a gamificação e/ou investiram em espaços para jogos, apresentaram maior satisfação no trabalho e o aumento da lealdade dos colaboradores.

Além disso, existem outras vantagens que podem ser observadas:

Aumenta o engajamento

Estimular os jogos em ambiente de trabalho, melhora o engajamento dos colaboradores, devido ao estímulo de práticas colaborativas e competitivas, como pontuações, reconhecimentos, e incentivos individuais e coletivos.

Motivação para cumprimento de metas

Para melhorar o desempenho e a produtividade da sua equipe, defina metas claras, mostrando quais os objetivos a serem alcançados. 

Estimula o conhecimento

A gamificação tende a atrair a atenção dos colaboradores e a facilitar no processo de treinamentos e reciclagens, de forma mais prazerosa.

Feedbacks mais construtivos

A gamificação estimula a consta evolução de cada jogador, com novas fases e novos desafios. Para que essa evolução ocorra, é necessário aplicar um sistema de feedbacks pontuais e construtivos, e autoavaliações de performance, permitindo que os colaboradores se desenvolvam e aprendam com as próprias ações.

Que tal usar os jogos para melhorar a performance e a gestão de pessoas em sua empresa? Conheça a Gamefic e veja como engajar seus colaboradores e melhorar seus resultados.

Deixe um comentário