game para equipe de vendas

Saiba porque você deve gamificar o seu CRM

Vendedores vivem da emoção de fechar um negócio. Não é o trabalho deles ficar o tempo todo dando entrada e editando dados em um programa de CRM ou outro sistema de gestão de vendas. Por outro lado, eles precisam de dados reais, em tempo real para fazerem previsões precisas e conduzir um pipeline de vendas que condiz com a realidade.

Os 6 “pecados” que fazem com que o CRM esteja cheio de dados inúteis são:

  • Previsões distorcidas
  • Leads duplicados
  • Informações antigas
  • Economia de compartilhamento sem leads
  • Achar que oportunidades nunca estão perdidas
  • Atrasar ou não inserir dados

A gamificação pode ser usada simples e elegantemente para ajudar nesses problemas, comunicar objetivos corporativos e ajudar com o processo de CRM ao mesmo tempo que ajuda a animar a atmosfera de trabalho.

Os motivos e as  maneiras de usar a gamificação para melhorar a entrada de dados, a qualidade das entradas de dados e a qualidade geral do pipeline de vendas são as seguintes:

  1. Gamificar a performance

Utilizar uma plataforma de gamificação juntamente com um CRM pode trazer ótimos resultados pois ajuda na motivação e no engajamento dos vendedores.

  1. Concentra nas pequenas ações

Uma gestão de pipeline de qualidade é cheia de pequenas ações como: atualizar um negócio perdido, inserir mais informações sobre o cliente, fazer uma estimativa realista do negócio e muito mais. Ela não é sobre competição, e sim da realização de completar essas ações. E é aqui que uma mecânica de game pode ajudar, recompensando quem completa essas ações.

  1. Não deixar as tabelas confusas

Ter uma tabela de líderes é apenas uma das vantagens da gamificação. Elas podem ser ótimas para os vendedores que estão no topo do ranking, e fazer com que os vendedores que estão abaixo se esforcem para estar entre os primeiros.

  1. Premia a velocidade

Além da qualidade dos dados, eles precisam ser inseridos com rapidez. E a gamificação pode ajudar nesse processo.

  1. Gamificar é uma oportunidade de comunicar

Um dos maiores benefícios da gamificação é que as regras do jogo, as chamadas para ações e as mecânicas do jogo são ótimas maneiras de passar mensagens sobre os objetivos da empresa e as melhores maneiras de conquistá-los.

  1. Educação!

Não ir bem em um jogo ou não ser capaz de completar alguma ação não são necessariamente coisas ruins na gamificação. Elas são excelentes oportunidades de ensinar e treinar seus vendedores para eles melhorarem cada vez mais.

  1. Forme bons hábitos

Gamificação pode ensinar ótimos hábitos. Ela basicamente sugere novos comportamentos para substituir antigos hábitos que não são mais úteis para a empresa.

  1. Utilize o “carma”

Ao invés de ver a sua equipe de vendas como um conjunto de indivíduos supercompetitivos, pense em um jogo que envolva um “carma”, ou seja: dê premiações para os vendedores que contribuem para o sucesso dos outros, pela sua assistência e atividades sociais da empresa.

  1. Nem sempre pense em métricas

Pense sempre no comportamento que você quer encorajar e no que realmente importa, e não em métricas que parecem ser boas, mas não importam tanto.

Gostou do assunto? E que tal gamificar o seu CRM agora? Se você utiliza o Pipedrive, temos uma excelente notícia: você poderá utilizar a plataforma Gamific gratuitamente para gamificar o seu CRM. Sim, é isso mesmo, Gamific de graça para usuários Pipedrive. Entre em contato agora com nossos promotores AQUI para saber mais.

Não é usuário do Pipedrive? Não tem problemas, você poderá utilizar nossa plataforma de gamificação de graça por um tempo! É só baixar o aplicativo Gamific 2.0 na loja do seu celular clicando nos links abaixo e clicar em “Fazer login com o e-mail.”

Gamific 2.0 App Store
Gamific 2.0 Google Play

 

Deixe um comentário