Quais setores podem receber a Gamificação?

Por: Ana Luiza Sancevero

Conheça o que é e como funciona a Gamificação.

A estratégia de implantar a gamificação nas empresas é cada vez mais comum. Muito se associa a “vendas”, porém essa ferramenta vai muito além desse setor, há um universo de possibilidades para utilizá-la dentro de uma organização. A plataforma envolve a interatividade, competitividade saudável, programa de pontos, desafios, rankings, placares e desperta a curiosidade do usuário.

A plataforma que possui um design de jogos, tem o caráter de recompensar os vitoriosos, através de premiações reais ou virtuais a serem definidas previamente pela empresa. Isso estimula os “jogadores” a cumprirem o que é proposto e continuarem a participar dos novos desafios propostos.

As diversas estratégias oferecidas pela Gamificação podem sim ser utilizadas em outras áreas de uma empresa, tanto interno quanto externamente. Além dos benefícios já citados anteriormente, serão apresentados a seguir casos de sucesso e sugestões para praticar a gamificação no ambiente empresarial.

Starbucks: A empresa possui o cartão de fidelidade do programa “My Starbucks Rewards”. Cada vez que o cliente consome em uma loja da rede de cafeterias acumula estrelas que podem ser trocadas em benefícios e produtos, como bebidas grátis.

Waze: o aplicativo de navegação e trânsito, permite que os motoristas participem nutrindo informações consideradas relevantes. Assim, os usuários são bonificados com pontos, avatares e um ranking, que tornam possível a interatividade entre membros da comunidade.

Nike:  A Nike construiu uma plataforma de gamificação voltada para seus clientes chamada Nike Plus. O aplicativo tem o objetivo de elevar os treinos do universo fitness para um nível mais profissional.

Volkswagen: A fábrica de automóveis utilizou o método da gamificação em Estocolmo, na Suécia, para estimular os condutores a dirigirem em velocidades menores. A empresa contou com a ajuda de radares e, com isso, diminuir os índices de acidentes na cidade. Os condutores que obedeciam às regras ganhavam um bilhete para concorrer um veículo da marca.

Já dentro da organização, pode ser aplicado para metas, projetos, treinamentos, pois permite através de indicadores acompanhar a evolução da equipe/funcionário. A gamificação permite uma interação instantânea dos usuários de uma forma positiva e ao mesmo tempo gera dados que são importantes para a empresa analisar.

Microsoft: Nesse caso o uso da gamificação da Microsoft é voltada para os colaboradores. O sistema foi desenvolvido especificamente para as equipes de testes para ajudar a encontrarem falhas nas traduções em milhares de telas de centenas de línguas dos softwares da empresa.

Gerdau: o grupo Gerdau, empresa referência em siderurgia no Brasil, aderiu a um programa gamificado de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual. O treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento.

A gamificação é uma forte tendência, que já é realidade em muitos países. É uma ótima ferramenta para trabalhar a motivação dos colaboradores através das recompensas ofertadas. Assim como com os clientes, promovendo engajamento e aproximação com a marca. Faça o teste:

– Baixe o aplicativo Gamific 2.0 na App Store ou Google Play Store . Ao entrar no aplicativo, clique em “Fazer login com o e-mail” para começar a fazer o teste Gamific de uma forma totalmente gratuita.

 

 

 

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