gamificação nas empresas

4 maneiras de usar gamificação nas empresas

Manter um profissional, equipe ou mesmo toda a empresa sempre engajados é um desafio diário. Há vários métodos para isso, com diferentes graus de efetividade, mas um em especial tem ganhado bastante destaque ultimamente: a gamificação nas empresas.

Se você estiver se perguntando “isso tem alguma coisa a ver com jogos?”, a resposta é “sim”. O cerne dessas práticas é usar aspectos de jogos, principalmente videogames, para contribuir com o engajamento e desempenho da equipe. Se você já perdeu a noção do tempo no meio de um jogo, sabe como essas ferramentas podem ser úteis no dia a dia de trabalho.

Para te ajudar com essa tarefa, trouxemos aqui 4 métodos de gamificação empresarial que você pode adotar. Confira:

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1. Crie objetivos claros

A maioria dos jogos, especialmente aqueles que te fazem perder várias horas seguidas do seu dia, costuma ter um objetivo bem definido desde o começo: um ponto no mapa, chegar em primeiro lugar, conseguir mais pontos etc. Essa meta evita que você se perca no meio do caminho e também contribui para a sensação de “missão cumprida”.

Em um negócio, todos têm metas, mas elas podem ser um pouco nebulosas para o entendimento da maioria. Por isso, em vez de “aumentar as vendas”, coloque “conseguir mais 5 clientes por semana” na lista de missões para sua equipe. Isso vai motivá-los.

2. Desenvolva um ciclo de resultados e recompensas

Depois de atingir uma meta, jogos costumam oferecer uma recompensa. A vitória pode ser recompensadora por si só, mas não é o suficiente sempre. Além disso, se a equipe conseguiu bons resultados, nada mais justo do que dar um agrado, não é mesmo?

Este ponto da gamificação nas empresas, ao contrário do que parece, não precisa ser algo muito caro. Um salário extra, um dia de folga, uma promoção ou mesmo uma pequena cerimônia de parabenização podem fazer uma grande diferença.

3. Promova competições saudáveis

O desejo de superar um concorrente pode motivar muitas pessoas. Desde que isso não gere disputas desonestas, sabotagem ou toxicidade, pode contribuir muito com o desempenho da equipe.

Há duas coisas que você deve fazer para garantir a parte saudável da competição. Primeiro, garantir que as condições sejam minimamente justas; segundo, não criar um prêmio desproporcional. Afinal, você não quer ninguém se sabotando para alcançá-lo.

4. Estabeleça a cooperação como um requisito para o sucesso

Muitos jogos recompensam determinados comportamentos, criando metas que só podem ser atingidas de uma forma específica. Trabalho em equipe é um desses comportamentos que podem ser estimulados pela gamificação nas empresas.

Se você estabelecer desde o início uma meta que exige cooperação, como o desenvolvimento de uma campanha e maior aquisição de clientes, o time se sentirá mais estimulado a trabalhar em equipe. Quando todos receberem os frutos de um trabalho bem-feito, a recompensa vai estimulá-los a continuarem cooperando.

Agora que você entende um pouco melhor como promover a gamificação nas empresas, é hora de alavancar o desempenho do seu negócio. Baixe nosso e-book gratuito e descubra como um jogo é capaz de motivar sua equipe de vendas e aumentar a produtividade do seu negócio.

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