Comunicação interna | Gamefic

Comunicação interna: como mantê-la eficiente durante a quarentena

Manter a comunicação com as equipes de trabalho é um dos maiores desafios que muitas empresas enfrentam, principalmente no atual cenário de isolamento social. Com os colaboradores trabalhando remotamente, estreitar a relação e ter uma comunicação próxima e eficiente é extremamente importante para manter a equipe alinhada. Então, como manter a comunicação interna eficiente durante a quarentena?

Seja transparente

Estabeleça uma relação de confiança com sua equipe, por isso seja transparente e claro sobre a empresa, os processos, objetivos e resultados. Neste momento de distanciamento social é importante minimizar as inseguranças e rumores que podem aparecer, principalmente neste momento delicado e cheio de incertezas.

Crie um ambiente para sanar dúvidas e sugestões

Uma comunicação interna eficiente não deixa espaço para incertezas e dúvidas, porque elas são sempre sanadas. É importante ter um canal aberto para que os colaboradores possam dar suas sugestões, tirar suas dúvidas e até mesmo entrar em contato direto com seu você, gestor. Por isso, deixe bem claro como e quando eles podem falar contigo.

Esteja à disposição de sua equipe

Sempre que uma pessoa da sua equipe entrar em contato, esteja à disposição para responder prontamente e-mails, ligações, mensagens e chamadas de vídeo. É importante mostrar ao seu time que você está disponível para conversar, trocar ideias e que está pronto para dar o suporte e orientações durante a nova rotina de trabalho.

Mantenha sua equipe engajada

Tenha sua equipe engajada e motivada mantendo uma comunicação frequente e próxima. Estabeleça metas e objetivos diários, faça elogios, converse sobre o final de semana, aplique feedbacks, tudo isso manter a sua equipe engajada sem deixar a produtividade cair.

Tenha uma equipe bem informada

Ter sua equipe sempre informada e atualizada sobre novos procedimentos, dicas e informações gerais é essencial para poder auxiliar no dia a dia de trabalho e na execução de alguns procedimentos. Por isso, envie e-mails, mensagens ou faça videoconferências para manter todo mundo atualizado e trabalhando sem engasgos.

Manter uma comunicação interna eficiente garante que seus colaboradores estejam alinhados e engajados com as metas, objetivos e cultura da empresa. Além disso, podemos observar algumas vantagens de manter uma boa comunicação corporativa, como:

  • Melhora no clima organizacional;
  • Aumenta da produtividade;
  • Diminui a taxa de rotatividade;
  • Reduz a disseminação de fofocas e informações falsas;
  • Melhora o engajamento da equipe;
  • Aproxima a relação entre gestores e colaboradores.

Aposte em diferentes canais de comunicação

De acordo com a pesquisa realizada pela ABERJE, em março de 2020, a comunicação interna foi o processo mais afetado nas empresas durante a pandemia. Nessa mesma pesquisa foi apontado que as mídias sociais e os portais corporativos têm sido os principais canais utilizados para manter a comunicação interna nesse período. 

Ou seja, este é o momento de utilizar outras alternativas de comunicação como lives, videoconferências, webinars, grupos de WhatsApp, e até mesmo a gamificação para estabelecer uma comunicação eficiente com todas as pessoas da sua empresa.

A Gamefic é uma ferramenta de gamificação que utiliza técnicas de jogo para aproximar e engajar as pessoas de sua equipe. Com ela você você pode melhorar os resultados da sua empresa, motivar seus colaboradores, fazer a gestão de pessoas e indicadores, e ainda, ajudar você a comunicar com seu time, por meio de um feed de notícias para manter todo mundo sempre atualizado e conectado.

Quer saber mais? Então, conheça a Gamefic.

Banner - Infográfico Promover a diversidade no ambiente de trabalho

Deixe um comentário