Gestão estratégica de pessoas | Gamefic

Gestão estratégica de pessoas: 3 dicas para dominá-la

Boas práticas de gestão devem ser muito bem pensadas para se aplicar de maneira estratégica nas empresas. Dominar a gestão estratégica de pessoas e saber aplicá-la é vital para o seu negócio.

A gestão estratégica de pessoas é desempenhada pelos gestores de negócios. Este profissional tem o controle total das ações e recursos da empresa, tais como área comercial, financeira, estatística, marketing, contabilidade, além de ser uma referência como liderança para todos na própria organização. 

A gestão estratégica é auxiliada e alicerçada pelo setor de recursos humanos, com o propósito de melhorar desempenhos e atingir as metas estipuladas pela empresa. Contudo, é primordial que esses profissionais desenvolvam habilidades para liderar, motivar e persuadir pessoas em busca de atitudes e pensamentos empreendedores para colher resultados gratificantes. 

Por isso, utilizar ferramentas de gamificação pode ser um excelente aliado para fazer a gestão da sua equipe. Além de facilitarem o trabalho do gestor na hora de fazer o levantamento de dados e gerar relatórios, os colaboradores são constantemente motivados a alcançar melhores resultados. Desta maneira, é possível aplicar de forma lúdica essas três dicas para fazer uma gestão estratégica de pessoas:

1 – Metas e competências

Cada colaborador precisa entender como seu trabalho pode ajudar nos resultados da empresa. Por isso, definir metas e competências alinhadas com a estratégia do seu negócio é tão importante. 

Com a Gamefic, por exemplo, é possível conduzir o trabalho dos funcionários, de acordo com as metas traçadas por cada departamento individualmente. Juntos, todos caminham para atingir os resultados esperados pela empresa. Isso é feito por meio de tarefas que devem ser cumpridas no game para progredir de fase. 

2 – Sempre ofereça feedbacks e treinamentos

O feedback é outra boa maneira de conduzir e aproximar os colaboradores de seu gestor. Os feedbacks podem ser oferecidos, aliados ao coaching, para melhorar o desempenho de cada pessoa do seu time. 

Com a Gamefic, qualquer ação pode receber um feedback em tempo real, como recompensas, treinamentos e muito mais. Tais ações são efetivas para promover o desenvolvimento pessoal e profissional, além de melhorar a comunicação entre o líder e seus liderados.

3 – Promova o reconhecimento social

Outra dica é engajar os colaboradores em processos de reconhecimento social que envolvam seus pares. Com isto, encorajamos a colaboração entre as equipes, o relacionamento entre as pessoas e o aprendizado social. Uma excelente forma de fazer isso é por meio de rankings de desempenho. 

Na plataforma da Gamefic, a pontuação gerada através do desempenho de cada jogador é visualizada de maneira lúdica em um ranking, com o intuito de estimular o reconhecimento e a competição saudável entre os colaboradores. 

Gestão estratégica de pessoas hoje

Esse modelo de gestão é resultado de vários estudos e teorias da administração, que mostram a necessidade de alinhar as iniciativas da organização com o desenvolvimento das pessoas, a partir de um modelo colaborativo, social e em rede. 

Dessa forma, para maximizar os resultados e administrar os talentos é feito o acompanhamento dos indicadores de desempenho. Eles permitem que os gestores observem o quanto as metas estão próximas de serem cumpridas. Com isso, eles são capazes de, facilmente, terem insights de ações que podem possibilitar o alcance mais rápido dos objetivos propostos.

O mesmo vale para a gestão estratégica de pessoas. Os indicadores de desempenho de cada profissional podem ser acompanhados por períodos. Assim, o gestor identifica possíveis problemas com maior facilidade como, os índices de ausências, a queda do desempenho de um profissional, dificuldades em realizar algumas tarefas, e muito mais.

Utilizar ferramentas de gestão, ajuda você na tarefa de unificar todos os indicadores e dados em um só lugar. Motive sua equipe, acompanhe seus indicadores, identifique gargalos, simplifique as análises e geração de relatórios e melhore seus resultados com a Gamefic.

Infográfico: As melhores ferramentas de gestão home office

Deixe um comentário