Home office engajado | Gamefic

Home office: como manter o time engajado nesse período

O home office foi adotado como modelo de trabalho por muitas empresas como solução para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Engajar colaboradores de forma presencial já é um grande desafio para as lideranças. 

Na situação remota, esse processo torna-se ainda mais complexo sem o contato direto e as trocas diárias com o time, que está mais afastado e a comunicação mais distante. No entanto, existem metodologias e ferramentas que auxiliam na gestão de pessoas em qualquer modelo de trabalho, mas alguns pontos se mantém essenciais. Afinal, se faz necessário engajar e integrar a equipe para que as entregas continuem satisfatórias e as metas sejam alcançadas. Para isso, os líderes devem:

  • Continuar dando suporte à equipe
  • Esclarecer as expectativas da empresa
  • Estimular a comunicação
  • Criar uma rotina de reuniões

Desafios do home office

O suporte à equipe se faz necessário para transmitir as informações de forma completa e, assim, o trabalho terá mais agilidade e fluidez. Ter um canal para comunicação entre os colaboradores é um fator-chave para que essas dúvidas e esse suporte sejam oferecidos.

Outra questão que deve ser considerada, e que é muito importante no modelo de trabalho home office, é o gerenciamento do tempo. Fornecer ferramentas e treinamento que possam ajudá-los a gerenciar melhor seu tempo é um grande motivador.

Para que a equipe tenha a estrutura ideal para atuar é essencial levar alguns pontos em consideração em conjunto com o time de backoffice da empresa. Entre eles, instalar e liberar acessos, oferecer notebooks e smartphones, e ainda, definir aplicativos e ferramentas para o compartilhamento de documentos e arquivos, bem como para fazer o alinhamento das tarefas, seja por videoconferência ou mensagens instantâneas.

Essas práticas podem ajudar no engajamento dos colaboradores à distância, além de conectá-los e aproximá-los com o gestor, com as pessoas da equipe e, consequentemente, manter o desempenho no trabalho.

A rotina diária de reuniões se faz útil e necessária para avaliar as demandas do dia. Isso demonstra disposição em ajudá-los no que necessitarem e o interesse em acompanhar, de forma mais próxima, as entregas. Opte por fazer essa reunião por videoconferência, para estreitar ainda mais esse contato e até entender expressões faciais e corporais durante a conversa. No entanto, se uma reunião não for necessária, não agende uma só para cobrar entregas que ainda estão dentro do prazo. 

Para a comunicação ser eficiente, o ideal é comunicar-se quando necessário e dar a liberdade para o profissional trabalhar no seu ritmo. Afinal, uma das vantagens do home office é a flexibilidade.

Engaje seus colaboradores com a Gamefic

A Gamefic é uma ótima ferramenta para fazer a gestão de seus colaboradores à distância. Desenvolvida a partir da gamificação, seu design e estrutura lembram um jogo, em que cada um deve completar objetivos e atingir metas para melhorar sua pontuação. Como resultado, é desenvolvida uma competição saudável, estimula o aprendizado, incentiva a realização de tarefas e alcançar os objetivos. 

Além disso, com mecanismos de inteligência artificial, atrelados ao machine learning do software, o próprio sistema analisa o comportamento e os dados do funcionário e oferece feedbacks em tempo real, e o presenteia com recompensas e treinamentos. Desta maneira, líderes e liderados ficam sempre em sintonia. 

Engaje colaboradores, incentive a competitividade e a cooperação, crie metas alcançáveis e, por fim, tenha um time vencedor! Gostou?! Faça um teste grátis e conheça tudo o que a Gamefic pode fazer por sua empresa.

Deixe um comentário