Home Office | Gamefic

Home office: como se manter próximo dos clientes?

O home office foi a saída encontrada por muitas empresas para continuarem funcionando durante o período de distanciamento social. Muitos processos tiveram que ser adaptados para funcionarem à distância e em segurança. o setor de atendimento ao cliente, foi um dos que mais sofreu com essas mudanças. 

É muito importante que os clientes se sintam perto das marcas e serviços que buscam e consomem. O ambiente digital é um excelente exemplo da manutenção de uma comunicação direta, eficiente e objetiva com o cliente — mesmo à distância.

Confira algumas boas práticas para realizar um atendimento de excelência para alcançar suas metas de vendas e, além disso, promover uma aproximação da sua marca com seus clientes, mesmo durante o trabalho home office:

Centralize informações importantes

Deixe à disposição de todos os times e setores das empresas informações de qualidade, objetivas e eficientes. Independente da etapa do funil onde se encontram, essas informações devem direcionar e padronizar o atendimento dos consumidores. Softwares de CRM – Customer Relationship Management – são excelentes para este fim.

Tenha vários canais de comunicação

Possuir várias formas para se conectar com o seu cliente é importantíssimo neste momento. Tecnologias como a Web RTC, por exemplo, são capazes de direcionar comunicações de voz, chat, vídeo chamada e e-mail para o computador pessoal dos colaboradores em seus browsers.

Mantenha seus funcionários alinhados sobre as condutas da empresa

Um dos principais fatores para um relacionamento próximo ao cliente é possuir uma equipe alinhada e capacitada. Todos devem estar cientes dos valores da empresa, as dores dos clientes e as estratégias para atingir as metas de curto, médio e longo prazo.

Seja transparente com seus clientes fiéis

Não espere o cliente chegar até você. É o momento de informar cada mudança na operação da empresa e ser transparente com o cliente quanto às limitações que podem ter surgido. Se houver problemas com a entrega do produto e/ou serviço, informe ao cliente e já ofereça uma solução para este problema. Mostre-se preocupado com o seu cliente. 

A empatia, durante a comunicação com o cliente, é um grande diferencial em sua satisfação. Gestores preparados sabem aproveitar-se de comentários, avaliações e opiniões dos consumidores para serem convertidos em soluções pontuais para problemas na operação.

Adote serviços inovadores e tecnológicos na empresa

A transformação digital já está presente para a grande maioria das empresas. Portanto, a utilização de tecnologias para automatizar processos repetitivos se torna uma ótima solução para este momento. Existem diversas inovações que são capazes de auxiliar o relacionamento com o público. Alguns exemplos incluem:

  • Chatbots que oferecem respaldo sem a necessidade de um atendimento humano;
  • Softwares de gestão de pessoas à distância como a Gamefic, são excelentes para centralizar a informações e aprimorar a delegação de funções e atividades. Analogamente, se aliados a tecnologias de inteligência artificial e machine learning, podem gerar relatórios precisos com a análise de dados colhidos das atividades dos colaboradores e oferecer feedbacks em tempo real para melhorar sua performance;
  • Cloud computing para organizar e expandir o armazenamento de informações fundamentais para a boa administração e produtividade.

Compreenda o home office

É sempre bom lembrar que, uma boa gestão dos talentos em regime de home office, é importante. Alinhe e seja claro sobre quais os indicadores e métricas que serão analisados de seus colaboradores. Manter a escuta aberta para compreender os problemas que possam surgir neste regime de trabalho também é essencial. 

Assim, com uma boa comunicação, é possível organizar melhor as estratégias de acordo com a adaptação da equipe a este novo cenário. Cenário este, que por sua vez, se preocupa com as necessidades do público, o mercado e os valores organizacionais. Ao colocar o consumidor como centro da comunicação, escutar suas dores e feedbacks, e posicionar a forma com a qual sua empresa deseja se relacionar, torna-se simples obter melhores resultados.

Deixe um comentário