Clima organizacional | Gamefic

5 práticas para melhorar o clima organizacional

O clima organizacional está diretamente relacionado ao sentimento de cada colaborador em seu ambiente de trabalho. Ou seja, o clima organizacional é a percepção coletiva que os funcionários têm da empresa.

Por isso, se sua empresa não se dedicar em cuidar das pessoas que trabalham em sua companhia, muitos problemas podem acontecer e prejudicar o seu negócio. Para evitar isso, aplique uma pesquisa de clima para que seja possível analisar o grau de satisfação e comprometimentos dos seus colaboradores. Com base nela,você pode identificar o que precisa ser melhorado para estabelecer o bem-estar no ambiente de trabalho.

Como melhorar o clima organizacional na sua empresa? Aqui vão 5 dicas para ter um clima organizacional positivo.

1 – Invista no bem-estar de seus colaboradores

A rotina de trabalho deve seguir as Normas Regulamentadoras que determinam o uso de objetos e mobiliários confortáveis e ergonômicos, evitando dores, lesões e desconfortos que podem acontecer no decorrer do dia.

Além disso, invista em planos de saúde e odontológicos, ginástica laboral, sala de relaxamento e descanso. Pode parecer algo simples, mas essa é uma estratégia que serve para ajudar na motivação e bem-estar de seus funcionários.

2 – Incentive a formação contínua

O treinamento é a melhor forma de capacitar e alinhar seus colaboradores sobre os procedimentos, processos e cultura da empresa. Para isso, existem plataformas gamificadas que oferecem treinamentos e capacitações de forma lúdica, além de promover recompensas para aqueles que realizam as atividades e buscam o aperfeiçoamento constante. 

Outra alternativa, é investir em parcerias com instituições de ensino oferecendo bolsas, descontos, e facilidades de pagamento. Dessa forma, sua empresa estará mostrando que valoriza seus colaboradores, incentivando-os a aprender cada vez mais.

3 – Realize eventos de confraternização

As confraternizações são fundamentais para favorecer a integração entre os colegas de trabalho e isso contribui para que eles se sintam próximos e com o espírito de equipe.

Aproveite esses momentos  descontraídos para reforçar os valores da organização. Com isso, seus colaboradores tendem a ficar mais engajados e motivados.

Durante o home office, os eventos online são uma boa pedida!

4 – Aposte na decoração do ambiente

A decoração do espaço físico da sua empresa também influencia no clima organizacional. Muitas empresas apostam em uma decoração mais alegre e descontraída para motivar os colaboradores.

Paredes e mobiliários coloridos são estimulantes, atraem a atenção e diminuem a tensão durante a jornada de trabalho.

5 – Utilize a gamificação para estimular a competitividade saudável

A gamificação é uma estratégia que utiliza a dinâmica dos jogos em atividades corporativas, como treinamentos, onboarding, comunicação interna, feedbacks e muito mais.

Com o uso de tecnologias de inteligência artificial e machine learning, a gameficação estimula e engaja os colaboradores, transformando tarefas que poderiam ser monótonas e estressante em experiências lúdicas e interativas.

Investir em ferramentas gamificadas, como a Gamefic, estimula a competitividade entre os times de maneira saudável, cumprindo tarefas, resolvendo problemas, acelerando o aprendizado e aumentando os resultados.

Ainda é possível valorizar o empenho, comportamento e a participação de cada colaborador através dos rankings e premiações. Dessa forma, a equipe se sente mais motivada e produtiva em um ambiente mais descontraído.
Que tal investir em uma ferramenta de gestão de pessoas gamificada? Conheça a Gamefic e faça um teste grátis.

Deixe um comentário