Competição saudável nas empresas | Gamefic

Competição saudável nas empresas: como incentivá-la?

Promover a competição saudável nas empresas é algo que deve estar em mente de todo gestor. E qual a importância de criar um ambiente competitivo na sua empresa?

Primeiramente, é importante saber que competitividade ajuda no desenvolvimento profissional, uma vez que ela torna o funcionário mais dedicado, atento, afiado e de olho nas boas oportunidades. Consequentemente, a empresa também ganha em produtividade e resultados.

Viu só? Agora vem a melhor parte: veja algumas dicas de como promover a competição saudável na sua empresa e algumas outras vantagens.

Qual é a importância de criar um ambiente de competição saudável na empresa?

Para uma competição saudável é necessário manter o equilíbrio entre o desejo de evolução e o auto-aperfeiçoamento dos funcionários, para manter uma concorrência amigável e objetiva e garantir um ambiente de trabalho positivo. 

Dentre as vantagens de um ambiente de competição saudável nas empresas podemos destacar 3 pontos:

Aumentar a motivação

Quando há um ranking dos melhores desempenhos, naturalmente, isso faz com que a competição entre as pessoas aumente. Desenhar a meta como um objetivo a ser conquistado faz com que todos se empenhem para a sua conquista e também para alcançar a recompensa. Além disso, a proximidade com os colegas acaba induzindo um senso de urgência. Todos anseiam a recompensa, bem como o senso pessoal de realização.

Incentivar a criatividade e inovação

A concorrência faz com que o funcionário se empenhe para melhorar o seu desempenho em uma tarefa. Dessa maneira, ele pode simplificar um processo existente ou definir uma nova abordagem para acelerar o ciclo de vendas. Na busca para ser o “vencedor”, o funcionário se torna mais criativo e pensa em saídas de maneira inteligente e eficaz de forma instintiva.

Diminuir a zona de conforto 

Tornar-se o número 1 exige esforço e tenacidade adicionais. E é por isso que a competição tira as pessoas da zona de conforto. Um atributo raro que fica ainda mais aguçado diante de um ambiente competitivo é a capacidade de continuar focado mesmo lidando com a dificuldade e seguir em frente rapidamente para a próxima perspectiva ou atividade.

Competição no ambiente de treinamentos

Quando falamos em competição, o esporte talvez seja um bom exemplo de como o ser humano é movido pela motivação. Para o ambiente de trabalho, o cenário é parecido, até porque estão envolvidos profissionais de alto rendimento em busca do cumprimento de suas metas e objetivos. 

Para isso, o treinamento empresarial é uma ferramenta importante para o desempenho de uma equipe e seus respectivos projetos. Geralmente, o treinamento tem um efeito benéfico para o negócio, porque é a partir dele que os colaboradores são incentivados e aprendem a realizar suas tarefas de forma mais eficiente, além de aumentar a cooperação e a comunicação interna.

Mas o objetivo do treinamento empresarial não é o de apenas qualificar seus colaboradores, e sim de engajá-los com o espírito da competitividade. 

Independentemente do cargo e da área atuação dos profissionais, a ideia é disseminar os benefícios que a concorrência interna traz para suas carreiras e à empresa. Afinal, estão em jogo ganhos de produtividade, lucro, reconhecimento e conquistas pessoais e profissionais.

Quando os colaboradores absorvem a filosofia da superação, ou seja, de que apesar das metas serem cumpridas, elas podem ser maiores e atingíveis no próximo período, é porque entendem as vantagens de uma competição saudável e estão maduros o suficiente para usar isso como um trampolim para o seu desempenho.

Gameficação e a competição saudável nas empresas

Com a ferramenta de gestão de pessoas da Gamefic, é possível criar, a partir da gamificação, uma maneira de implementar a competição saudável entre os colaboradores de sua empresa. Num ambiente gamificado, cada colaborador conta com um avatar, que deixa mais lúdico e divertido conquistar objetivos, acumular pontos e competir com os outros colegas. 

A ferramenta oferece canais de comunicação, para informar sobre os objetivos e compartilhar conquistas e descobertas entre as equipes. Além disso, os gestores podem acompanhar em tempo real os indicadores de desempenho de seus colaboradores. 

Com esses dados é possível, inclusive, fazer um diagnóstico para descobrir em qual ponto é necessário lapidar e investir em um treinamento. Dessa forma fica muito mais fácil e divertido promover uma competição saudável e, consequentemente, melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. 

Quer saber mais? Conheça a Gamefic.

Deixe um comentário