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Cultura organizacional: a importância dos funcionários terem afinidade com os valores da empresa

A cultura organizacional é a essência da empresa. Ela é o conjunto de regras, crenças, hábitos e valores que são compartilhados por todos que atuam na organização.

As pessoas passam a maior parte do seu dia dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, a cultura organizacional deve ser criada levando em consideração as interações entre os colaboradores e a empresa.

Uma boa cultura pode motivar os colaboradores e estimulá-los a crescer junto com o negócio. Para que isso aconteça é necessário criar uma cultura organizacional coerente com os valores da organização.

Por isso, é extremamente importante que os funcionários tenham afinidade com os valores da empresa. Afinal, os valores e a cultura influenciam no clima da empresa.

Por que é importante que os funcionários tenham afinidade com os valores da empresa?

Os valores são a base da cultura organizacional, porque eles moldam e definem a empresa. Mas para que ambos existam é necessário a presença e a participação das pessoas. Essa dinâmica empresarial pode influenciar na satisfação e motivação dos funcionários.

Por isso, é importante ficar atento aos perfis profissionais que se aproximam aos valores, pensamentos e crenças da companhia. Selecionar trabalhadores que compartilham dos mesmos pensamentos e crenças é garantia de um clima organizacional equilibrado.

Então, quando os valores pessoais são divergentes com os valores da empresa, podem acontecer vários problemas, como dificuldades de comunicação interna, falha na entrega de serviços, mau relacionamento com os clientes, entre outros.

Por outro lado, quando os colaboradores se identificam com a cultura da empresa, o senso de propriedade e pertencimento influenciam no comportamento, engajamento e na produtividade.

Além disso, os valores compartilhados geram confiança, estimulam a criatividade, incentivam a cooperação e a competição saudável, melhoram os resultados e reforçam a identidade da empresa no mercado.

Ou seja, a cultura organizacional deve estar sempre presente e visível no dia a dia para que todos os funcionários “vistam a camisa” da empresa. Além de ter várias vantagens, como:

  • Clima organizacional positivo
  • Aumento do engajamento dos funcionários
  • Maior retenção dos profissionais
  • Equipe de RH mais afiada na hora da seleção de talentos
  • Aumento da produtividade
  • Maior grau de felicidade e satisfação dos colaboradores
  • Fortalecimento do sentimento de equipe
  • Diminuição do turnover
  • E muito mais

Como a gamificação ajuda a implementar a cultura organizacional?

Utilizar ferramentas gamificadas contribui para engajar seu time com a cultura da empresa. Estimule seus colaboradores para solucionar problemas, executar tarefas, aumentar a produtividade, melhorar o aprendizado, e ainda, se divertir no dia a dia de trabalho.

Para isso, crie estratégias gamificadas para incentivar a colaboração e estimular competição saudável. Assim, a empresa encoraja a interação entre os colegas de trabalho, diminui o turnover, atrai novos talentos e reforça a cultura organizacional.

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