Gestão por indicadores

Gestão por indicadores: seu maior aliado durante o trabalho remoto

Muito mais do que avaliar o colaborador pelo controle de sua jornada de trabalho, a gestão por indicadores tem o foco nas entregas e na performance frente aos objetivos alinhados. 

Como alternativa para desenvolver uma melhor comunicação, medir a performance da equipe e traçar estratégias efetivas de forma inovadora, muitos líderes encontram na gamificação a solução desses e outros desafios.

O que são indicadores de performance?

Os indicadores de performance, ou KPIs, são indicadores utilizados para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, contribuir para que seus objetivos sejam alcançados. 

Com eles, é possível contribuir e direcionar os líderes na tomada de decisões e, podem até serem utilizados para analisar e definir uma mudança de atuação, caso os números apontem para um cenário abaixo do esperado, por exemplo.

Na era digital, o foco principal está voltado para a experiência do usuário e os resultados que isso podem gerar para sua empresa. Por isso, é essencial se manter a par do que está acontecendo, e lembrar que assim como seus clientes, seus colaboradores também são os maiores consumidores e usuários de sua marca. Então, lembre-se sempre: INOVE!

Conheça alguns KPIs essenciais para sua gestão por indicadores

Receita: principal e mais conhecido KPI. É o valor arrecadado proveniente dos produtos ou serviços oferecidos. É necessário realizar uma análise de previsão para verificar se a receita está de acordo com o capital de giro da empresa.

ROI: ou Retorno sobre Investimento. Ou seja, é a relação entre o valor que foi investido e o valor que foi arrecadado. Com este indicador de gestão é possível verificar se as ações estão sendo realmente rentáveis ou efetivas.

CAC ou Custo de Aquisição de Clientes. Deve ser analisado juntamente ao ROI e ao LTV. Com ele é possível verificar se as táticas de crescimento da empresa e o ROI estão sendo satisfatórios. O CAC deve ser recuperado em no máximo 12 meses, ou em contrapartida, sua empresa irá precisar de muito capital para crescer de verdade.

LTV ou lifetime value ou valor vitalício: é o valor do seu cliente para a sua empresa. Qual o lucro líquido que ele gera enquanto mantém relações de negócios com a sua empresa? Esse KPI é importante para definir novas metas, como valor investido em marketing, motivos de desistência, receita esperada, etc.

Taxa de Churn: é a taxa de cancelamento, desistência ou abandono que você tem em sua empresa. Quantos clientes finalizam a compra e quantos abandonam o carrinho em um determinado período de tempo? Ela se relaciona diretamente ao LTV pois quanto maior a taxa de churn, mais você estará gastando para transformar uma pessoa interessada no seu produto em seu cliente.

Taxa de Conversão: este KPI mensura a quantidade de clientes que finalizam a ação desejada em qualquer um dos passos da jornada de compra. Seja fornecer algum dado para contato, finalizar uma compra, fazer o download de um material rico. Quanto maior a taxa de conversão, mais efetiva é a sua estratégia para aquela determinada etapa.

Base de Clientes: é o número de clientes que você possui. É esperado que em um período x de tempo você aumente o número na sua base de clientes. Este indicador permite que você acompanhe este crescimento.

Como fazer a gestão por indicadores?

Fazer a gestão de todos esses indicadores pode ser realmente um grande desafio. Principalmente por se tratar de relações numéricas para mensurar o sucesso ou não de uma estratégia e também do seu time.

Uma opção, por exemplo, é implantar a gamificação para demonstrar os resultados dessas métricas e seus objetivos de uma forma menos complicada e visualmente mais agradável a todos os colaboradores. 

Assim, ao observar os resultados gerados em tempo real, por meio de ferramentas que fazem uso da gamificação, o colaborador consegue acompanhar e fazer as mudanças necessárias para alcançar o seu objetivo. 

Você sabia que com as ferramentas da Gamific é possível fazer a gestão por indicadores de maneira facilitada, além de acompanhar toda sua equipe em tempo real, principalmente, durante o home office?

É desta forma que a Gamific passa a ser o seu maior aliado durante o trabalho remoto: gerando relatórios detalhados e precisos, fazendo o acompanhamento de toda equipe com feedbacks em tempo real, capacitando e estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais de cada colaborador para o cumprimento de atividades ao longo da jornada de trabalho, criando e melhorando a cultura organizacional e o espírito de equipe, além de melhorar o processo de tomada de decisão e o estabelecimento de estratégias certeiras para alcançar os objetivos esperados.

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