estímulos não financeiros

Como investir em estímulos não financeiros do jeito certo

Aumentar a produtividade e manter a satisfação dos colaboradores são dois grandes desafios para as organizações. É difícil alcançar um e manter o outro, mas são buscas constantes que devem sempre caminhar juntas. Os colaboradores são a base para que a empresa funcione, são eles que trazem os lucros. Portanto, é muito importante garantir que suas experiências na empresa sejam proveitosas. Você sabe investir em estímulos não financeiros?

Alcançar um bom salário não é sinônimo de satisfação no ambiente corporativo. Muitos colaboradores estão satisfeitos com seus salários, mas não se sentem importantes dentro da empresa. É mais do que essencial reconhecer e valorizar as pessoas que trabalham para que seu negócio cresça. Afinal, ser apenas mais um entre tantos outros funcionários nunca “enxergados” é o grande motivo da insatisfação.

Uma solução inteligente é criar incentivos para o desempenho dos colaboradores. O incentivo, financeiro ou não financeiro, é amplamente aplicado nas organizações em busca do melhor desempenho dos funcionários e consequentemente o alcance dos objetivos da empresa. O grande erro das organizações é investir em programas de remuneração baseados em dinheiro sem ter um plano de incentivo como base. Esse tipo de programa de remuneração mantém a equipe motivada apenas por um curto prazo.

Existem outras formas para que as empresas mantenham uma equipe motivada e produtiva, como programas de incentivo com estímulos não financeiros que podem ser baseados em políticas de promoção interna, eventos que promovam o reconhecimento dos melhores funcionários por parte dos diretores e gestores e mesmo mensagens diárias de incentivo para cada colaborador. E o mais importante: celebrem as conquistas juntos! A proximidade com os colaboradores é essencial. Mostra preocupação por parte da empresa com o bem-estar dos funcionários e faz com que eles se sintam reconhecidos e queiram sempre fazer o melhor trabalho possível.

A Gamificação e seus estímulos não financeiros

A gamificação é um método de gestão que utiliza a mecânica, dinâmica e lógica presente nos games e aplica ao dia a dia das empresas. É uma forma de converter seus objetivos de vendas em desafios animados para toda a equipe de colaboradores. O jogo estimula a competitividade e mostra em tempo real os resultados obtidos individualmente e em equipe. Essa é uma forma eficiente de manter a motivação e superar metas, pois as pessoas se envolvem mais em atividades que mantém contato com as possíveis consequências.

De acordo com o desempenho dos usuários, a plataforma computa pontos que podem ser transformados em prêmios de reconhecimento para recompensar as melhores performances. Como uma forma de aproximar sua equipe e estimular seus colaboradores a darem o melhor de si diariamente, a gamificação tem se mostrado extremamente eficiente para o aumento da produtividade nas empresas e é um investimento interessante para quem deseja investir em estímulos não financeiros. Proporcione novas experiências!

Quer conhecer mais sobre a gamificação de empresas? Acesse nossos e-books gratuitamente.

Deixe um comentário