Como jogos podem melhorar a integração dos funcionários

Já notou como pode ser difícil se adaptar a um novo ambiente? Se você é o novo elemento em um grupo, pode levar um tempo para se acostumar com a dinâmica deles. Se estiver recebendo um novo membro, aí é você quem terá seus problemas para introduzi-lo melhor. Por isso a integração dos funcionários novos é uma das maiores preocupações do setor de RH.

Você provavelmente já ouviu falar de gamificação: a aplicação de elementos de jogos para engajar os colaboradores da empresa. Porém, você já pensou em um jogo de forma direta? Sim, criar uma atividade praticamente recreativa que facilite essa integração. Pode parecer um pouco estranho, mas essa ideia já demonstra bons resultados. Continue acompanhando e veja como ela pode contribuir para a integração dos funcionários!

Dando oportunidade para novas interações

Ao ser introduzido a um novo grupo, o primeiro desafio que surge é encontrar oportunidades para se integrar. Alguns fazem isso melhor do que outros, mas várias pessoas precisam de algo para facilitar o processo — pode ser um tema ou atividade que leve à interação. E os jogos têm o poder de ajudar nesses casos.

Como jogos são atividades lúdicas, eles tendem a tornar as interações mais leves, sem toda a pressão do trabalho ou de ser muito social. Porém, muitos deles exigem habilidades de comunicação, sendo um bom lugar para exercitar suas interações. É um meio termo para aproximar os colaboradores mais eloquentes e sociáveis dos tímidos e introvertidos.

Recompensando o trabalho em equipe

A boa integração dos funcionários novos em qualquer time depende de sua aceitação e de seus incentivos. Afinal, se não há um bom motivo para trocar experiências e conversar com o resto da equipe, é provável que cada um se feche em suas próprias rotinas. Mas uma equipe só é produtiva quando todos conseguem cooperar.

Para solucionar esse cenário, vários jogos são voltados para o trabalho em equipe. Utilizá-los para estimular que os colaboradores se comuniquem e se coordenem, pode ser a forma mais simples de integrá-los. Se houver uma recompensa coletiva, que só pode ser obtida quando todos contribuem para o sucesso, essa motivação poderá ser ainda maior!

Promovendo o aprendizado mais rápido

Outro problema na integração dos funcionários novos é a falta de experiência e a melhor forma de aprender como um sistema funciona é na prática. É importante saber como está seu desempenho comparado ao da equipe. Bem, a solução da gamificação é criar um jogo que integre todos os funcionários e permita o acesso ao ranking de melhores resultados. Com interfaces divertidas de jogos de videogame, é uma excelente forma de manter os colaboradores envolvidos e de tornar o trabalho mais agradável através do formato lúdico dos jogos.

Agora que você entende como usar a gamificação na integração dos funcionários, está pronto para descobrir mais! Saiba: por que padronizar um game para sua equipe de vendas?

Deixe um comentário