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Motivação e Gamificação – a energia para seus colaboradores

À medida que o tempo passa, o mundo sofre mudanças em diversos aspectos. Todas as relações humanas se modificam – seja entre pessoas, suas trajetórias ou o meio em que vivem. Por essa razão, quem quer abrir o próprio negócio ou otimizar o trabalho de uma empresa já existente deve estar antenado com as novas tendências do mercado. Afinal, se você ficar preso em métodos e técnicas muito arcaicos de motivação e liderança, a sua sobrevivência enquanto empreendimento pode ser duramente comprometida. O tradicionalismo pode até mesmo afetar a sua equipe de colaboradores.

Atualmente, há mais pessoas especializadas do que antes e é interessante observar essa mudança. Pessoas se esforçam para crescer e conseguir bons cargos, ambientes de trabalho agradáveis e salários satisfatórios. Esses desejos são compreensíveis para qualquer pessoa. Afinal, tudo isso pode afetar diretamente na qualidade de vida de um indivíduo. O trabalho é a garantia de sua sobrevivência, bem-estar e status. É comum que pessoas sejam caracterizadas pelas funções que desempenham e acabem por pertencer a diferentes nichos profissionais. Passamos a maior parte de nossas vidas trabalhando e nada mais sensato do que querer que esse tempo gasto no trabalho seja prazeroso, agradável e produtivo.

Os empresários com mais visão já entenderam perfeitamente o recado – para crescer, é preciso investir na equipe, na empresa e usar do máximo de energia positiva que puder. Esse tipo de empreendedor invariavelmente demonstra apreço pelos seus colaboradores, os incentiva, valoriza e recompensa quando acertam.

Embora o autoritarismo seja amplamente utilizado em empresas de todo o mundo e culturalmente cristalizado, não é produtivo. Profissionais insatisfeitos são muito menos produtivos. Repreender uma pessoa pelos seus erros e ignorar os seus acertos é retirar completamente a sua fé no futuro e em si mesma, especialmente se essa “repreensão” vem de alguém que ela respeita e que está em um cargo superior. Os erros sempre vão existir. Os acertos, nem sempre. Por isso, eles precisam ser ressaltados, tomar espaço dentro da firma. Em outras palavras, precisam ser percebidos, e é o chefe, o proprietário, o guia que vai mostrar o caminho para essa percepção.

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A importância da motivação

Que motivar é importante, todos sabemos. Afinal, todas as pessoas passam por vários tipos de problemas e a motivação funciona para não permitir que esses problemas afetem o desempenho da empresa. É a melhor maneira de ensinar os colaboradores a blindar suas mentes na hora do trabalho, não deixando que a concentração e o otimismo se percam. Isso é um benefício mútuo. Quando paramos de pensar naquilo que nos incomoda, ainda que temporariamente, conseguimos juntas forças para resolver alguma questão importante posteriormente. Parece lógico, certo? Porém, quando estamos dentro de um turbilhão de assuntos mal resolvidos e temos algum tipo de sentimento ruim, fica muito difícil sair da situação com as próprias pernas.

Maneiras de motivar a equipe – por que a motivação deve partir do chefe?

A motivação da equipe é função do chefe, gerente, superior, diretor, enfim, quem quer que esteja em uma posição de coordenação da equipe. É preciso que seja alguém importante na empresa, capaz de direcionar essas pessoas para um rumo mais produtivo e melhor. Não deixe que seus funcionários fiquem à mercê de seu humor, medos ou receios. Você é a pessoa capaz de fornecer o combustível necessário para que o negócio decole e voe muito mais alto.

A motivação consiste em valorizar, proporcionar o sentimento de pertencimento, recompensar e mostrar que tudo é mais fácil e melhor do que parece. Motivar significa contribuir para aumentar a autoconfiança e a autoestima de uma pessoa. A base da motivação deve ser sempre a positividade, a fé naquilo que se faz. É como se você mostrasse às pessoas que tudo o que elas almejam para as suas vidas está ao alcance de suas mãos e que elas são capazes de conseguir.

Usando a gamificação para motivar

Pensar na gamificação sob o ponto de vista motivacional é extremamente interessante. A gamificação utiliza todas as bases sobre as quais se apoia a motivação e as converte para o game. Tudo o que você precisa para motivar estará dentro do game: mensagens motivacionais diárias para o colaborador através do aplicativo, recompensas, metas, competição saudável entre a equipe e o topo do pódio para quem se destacar. A gamificação lança desafios ao profissional – ele pode ser bom? Melhor que seu colega? O melhor da empresa?

Gamifique a sua empresa e alinhe-se às novas tendências. Utilizar a dinâmica do game é uma das formas mais inteligentes e eficientes de ter uma equipe competitiva, motivada e empenhada em bater suas metas. No topo do pódio, recompense. O profissional que se sente valorizado pelo seu chefe fará o impossível para devolver a gratidão que sente sendo produtivo.

Que comecem os jogos!

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