motivação e liderança

Como motivação e liderança podem melhorar os resultados do seu negócio

Um dos grandes desafios das organizações é manter a motivação dos funcionários. Tarefa que se torna mais fácil nas mãos de um líder preparado. Mas por que se preocupar tanto com a motivação das equipes? É simples: colaboradores motivados trazem melhores resultados de produtividade, ou seja, trabalham mais e melhor. Portanto, não deixe de descobrir, neste artigo, o que fazer para manter a motivação no seu negócio.

O lucro da sua empresa é fruto do bom trabalho dos seus funcionários. Afinal, são eles que “colocam a mão na massa” para produzir ou vender seus produtos. Portanto, para que todos se mantenham motivados, é muito importante que tenham seu trabalho reconhecido e se sintam parte importante da equipe.

O bom líder

Um aumento no salário ou estímulos financeiros são motivações temporárias para o colaborador, trabalhar para manter a motivação constante é papel do líder. Essa motivação vem como resultado de um ambiente de trabalho agradável, uma boa relação com colegas e chefia e, principalmente, do reconhecimento e da perspectiva de crescimento dentro da empresa.

Um bom líder deve ter contato direto com a equipe para conhecer as qualidades dos colaboradores e delegar tarefas de acordo com as habilidades pessoais de cada um. Cultivar talentos individuais é fundamental para reduzir os índices de turnover (rotatividade de funcionários). Isso gera aumento de produtividade e redução de custos com demissões, processos de seleção e novos treinamentos.

Liderança x Motivação

Juntos, liderança e motivação são a chave para o sucesso na gestão de equipes. Para ser capaz de gerar resultados, o líder deve ser visto como suporte pelos colaboradores. Um bom líder é alguém que vai acolher, ensinar e acompanhar o crescimento de cada um. Isso também é motivação. Um líder deve ser exemplo para todos. A equipe deve enxergá-lo como alguém que trabalha com paixão, por isso é importante que ele também esteja motivado.

Treinamento

Outro grande problema das organizações é a falta de informação dos colaboradores sobre os processos da empresa. Para resolvê-lo é importante investir em treinamento constante, que além de preparar o colaborador para resolver problemas da melhor maneira possível, ainda funciona como motivação para as equipes. Um funcionário quando conhece os valores da empresa e sabe a melhor forma de trabalhar, se sente confiante e preparado para produzir mais e entregar o melhor resultado.

Agora que você já sabe a importância da motivação e da liderança para o seu negócio, que tal descobrir como usar a tecnologia para aumentar as vendas do seu time?

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