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Conheça 5 motivos para bons colaboradores pedirem demissão

Perder um bom funcionário nunca será positivo para a sua empresa. Imagine que você tem um colaborador que conhece os processos do seu negócio, afinal, você investiu tempo preparando-o para isso. Este colaborador então resolve pedir demissão. O que você pode fazer? Bem, o que pode ser feito é gastar mais tempo e mais dinheiro investindo em uma nova contratação e em um novo processo de treinamento, esperando, sem saber ao certo, que o novo funcionário seja tão produtivo quanto o antigo. Por isso, é muito importante conhecer os motivos pelos quais os bons colaboradores pedem demissão, assim, poderão ser evitados. Confira alguns deles:

1. Acúmulo de tarefas

O excesso de tarefas torna a rotina do colaborador estressante e pode sugar toda a sua energia rapidamente. Geralmente, são os melhores funcionários que sofrem com esse problema, afinal, se mostram proativos e acabam assumindo muitas tarefas sem alcançar o reconhecimento que desejam. Trabalham mais do que os outros e não recebem nada por isso.

2. Falta de objetivos claros

Você já deve ter visto por aí que as empresas têm “missão, visão e valores” definidos, certo? Mas essas definições, muitas vezes, tornam-se apenas ilustrativas. Os gestores se esquecem da importância de ter objetivos claros e bem definidos, afinal, as pessoas querem trabalhar por uma razão. Elas devem conhecer a empresa e a importância do seu trabalho.

3. Falta de reconhecimento

Outro motivo pelo qual os colaboradores resolvem pedir demissão é a falta de reconhecimento dentro da organização. Se um colaborador faz um trabalho bem feito é justo que ele seja reconhecido, não é mesmo? O reconhecimento pode ser dado em forma de estímulos financeiros e não financeiros (Conheça 10 estímulos não financeiros para aumentar a produtividade do seu time de vendas). Os financeiros podem ser um aumento no salário ou um prêmio em dinheiro no final do mês, por exemplo, já os não financeiros são os eventos nos quais o chefe cumprimenta o colaborador ou até mesmo as comemorações de aniversário.

4. Ausência de liderança

Uma equipe precisa de um líder, precisa de um modelo a seguir. Mas mais do que isso, ser um líder é ter empatia com seus colaboradores. É preciso conhecer cada um deles e saber suas competências e limitações. Uma equipe com um “líder” que não se importa com os problemas de ninguém, com certeza não terá motivação para continuar trabalhando. E é por isso que a maioria das pessoas se demite por causa do chefe, não por causa do trabalho ou da empresa.

5. Falta de novos desafios

As pessoas não gostam da sensação de estarem estagnadas. Realizar as mesmas tarefas todos os dias, sem nenhuma novidade ou motivação, pode ser muito estressante. Os colaboradores precisam ser motivados e os desafios são a solução perfeita. Afinal, quem não quer seus funcionários competindo para produzir cada vez mais? A gamificação, por exemplo, é uma nova ferramenta que auxilia na gestão de funcionários criando um ambiente de competição saudável dentro das empresas, ideal para manter seus colaboradores sempre motivados.

 

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