Desempenho da equipe de vendas: 4 formas de acompanhar

Promova a discussão saudável na sua equipe

Está na hora de brigar com os seus colegas de trabalho. Sim, é sério! Mas é claro que é brigar no bom sentido.

É bem provável que na maioria dos dias você e seus colegas de trabalho discordem de alguma coisa. Que seja uma proposta ou uma apresentação, todo mundo tem uma opinião sobre como um projeto deve ser feito. Mas é raro alguém vir com uma ideia construtiva e que realmente pode dar um rumo melhor para o projeto.

Que fique claro: nós não apoiamos a violência de forma alguma, a primeira frase do nosso artigo foi apenas uma brincadeira. Mas o que nós vamos pedir requer coragem. Coragem de desafiar as ideias um dos outros de uma forma saudável e respeitosa. É fácil discordar de algo em um projeto, mas é um desafio totalmente diferente engajar em uma discussão construtiva sobre o projeto.

Mas ter uma boa “briga” com sua equipe sobre a melhor estratégia para resolver um problema pode proporcionar um resultado mais nítido, claro e próximo do que todo mundo quer: o melhor resultado possível.

O nosso desafio para você é: achar uma maneira de engajar seus colegas em uma discordância saudável, e deixar os egos fora disso. No final, você pode achar que a maneira deles é a melhor, mas com um bom debate você vai sair com um resultado refinado e testado e o mais importante: que todo mundo pode se sentir orgulhoso por ele.

Confira alguns benefícios de saber discutir saudavelmente com seus colegas de uma forma que promove o crescimento e o engajamento.

Desenvolve a comunicação

Imagine o seguinte: você e mais duas pessoas estão andando por um labirinto tentando achar uns aos outros sem quaisquer outros recursos. Qual seria a forma mais eficiente de vocês se encontrarem? Obviamente seria usando a comunicação. Sem a comunicação os três ficariam apenas vagando pelo labirinto torcendo para se encontrar na sorte. É muito importante comunicar suas ideias para que todo mundo saiba onde você está, e para que você saiba onde sua equipe está. Caso contrário vocês estarão apenas assumindo coisas.

Voltando ao labirinto, e se apenas uma pessoa estiver comunicando? E essa pessoa fala que vocês estão no mesmo lugar, mas você sabe que não estão. Você ficaria calado (a)?

O conflito é um teste para saber a habilidade do empregado de se comunicar. Se seus colaboradores não forem treinados para se comunicar e se portar em discussões sobre o trabalho, a equipe fica manchada. Não existe uma equipe onde todos os integrantes concordem uns com os outros 100% do tempo. Mas só existe uma forma de superar os desentendimentos: conversando e debatendo de uma forma construtiva.

Estimula a diversidade de pensamentos

Henry Ford, pioneiro na criação de carros disse uma vez: “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito: cavalos mais rápidos.”. E isso diz muito sobre a ideia de ter conflitos saudáveis. Sem conversas, novas ideias quase nunca saem do papel. Se você está em um ambiente onde as pessoas se sentem confortáveis para discordar de uma forma saudável e respeitosa, você estará em um ambiente onde coisas novas e boas podem sempre acontecer. O contrário quase sempre é impossível: em um ambiente de trabalho onde as discussões não são vistas com bons olhos, as coisas vão ser sempre do mesmo jeito.

Ao encorajar sua equipe a desafiar uns aos outros, ninguém vai se sentir inseguro. Eles vão saber respeitar as decisões e as ideias dos outros. Pessoas com medo de conflito geralmente sofrem de bloqueio criativo. Portanto, saber conversar, aceitar e oferecer opiniões é essencial para evoluir.

Unifica os objetivos da equipe

Qual é a maior inspiração para sua equipe? Com certeza não é concordar com tudo. Para a grande maioria das pessoas, o sucesso de uma equipe é medido pelas metas e pelas conquistas. E conquistar essas metas tem seus riscos, e precisa de inovação e de muito trabalho. E é por isso que simplesmente concordar ou discordar de uma estratégia não é o suficiente.

Ao promover um conflito saudável na sua equipe, você estará fazendo um teste para ver o quanto eles estão unidos. Se existe liberdade para discordar, significa que todos estão no mesmo ritmo de trabalhar para alcançar um objetivo. Se os componentes da equipe não possuem liberdade para discordar, pode significar que você, como líder, precisa agir para mudar esse cenário.

Saiba mais sobre motivação e engajamento visitando nossos outros artigos.

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