Home Office

Qual é o papel do gestor durante o Home Office?

O atual momento pede calma. Calma para ficar em casa, calma para não deixar a ansiedade e o isolamento tomarem conta e calma para continuar trabalhando e manter a produtividade.  A importância de um líder que se faça presente e transmita confiança à sua equipe neste período de home office é fundamental para manter a sinergia do grupo. Por isso, é primordial conhecer qual o papel do gestor durante o trabalho remoto.

Primeiramente: mude seu mindset

Para dar início à essa nova forma de trabalho (pelo menos, para a maioria das empresas brasileiras), é necessário que seja feita uma mudança de mindset do profissional. A mudança de ares, este deslocamento do escritório para a casa, modifica a percepção de cada colaborador com relação à sua rotina. Por isso, gestor, é preciso manter uma comunicação próxima e fluida para encurtar distâncias e fazer com que o trabalho evolua naturalmente.

Mantenha sua equipe engajada

Manter toda a equipe engajada enquanto todos os colaboradores estão em casa é um tremendo desafio. Antes de mais nada, é preciso lembrar que cada colaborador está fora do escritório, e por isso, imprevistos podem acontecer e a rotina pessoal pode acabar interferindo na rotina profissional.

Neste momento, o gestor deve ser o exemplo. Ele deve demonstrar seu empenho e produtividade durante a organização de sua equipe e no estabelecimento de metas e objetivos de cada pessoa. Para isso, é importante motivar a equipe regularmente, por meio de elogios e feedbacks, para não deixar a produtividade cair.

Coloque-se à disposição

Durante esta etapa de isolamento social e trabalho remoto é importante que o gestor dê todo o suporte e orientações de como seguir a rotina de trabalho em casa. Por esse motivo, a palavra mágica do momento é comunicação.

Mostre à seu time que você está disponível para trocar ideias e conversar. Então, comunique a toda sua equipe que você está presente e como cada um deles podem entrar em contato com você. 

Mas atenção! Não espere que as pessoas venham até você. Seja participativo e proativo. Agende reuniões, converse com cada colaborador e mantenha uma relação próxima e profissional com cada um deles.

Mantenha sua atenção voltada para as pessoas

Pode parecer óbvio, mas foque sua atenção nas pessoas da sua equipe. Este momento de isolamento social pode afetar a saúde mental do seu time. Então, faça o acompanhamento de cada um, mostrando-se interessado sobre o que fizeram no final de semana e como estão se adaptando ao novo estilo de trabalho, por exemplo. 

Outro detalhe importante, durante os momentos de reuniões, feedbacks e troca de ideias, opte por utilizar aplicativos de videoconferência. Ver outras pessoas pode fazer toda a diferença para enfrentar o isolamento social com mais facilidade.

Crie uma rotina de trabalho

Estabeleça uma rotina de trabalho para a sua equipe. Para manter a organização, o planejamento e a execução de tarefas é fundamental criar uma rotina de trabalho com tarefas e prazos a serem cumpridos.

Como gestor, sua função é motivar as pessoas a trabalharem mais e melhor, mesmo neste cenário improvisado. Mas também é preciso ser flexível para entender que imprevistos podem acontecer no dia a dia do home office.

Utilize ferramentas para ajudar na gestão de sua equipe

Mantenha seu foco nas pessoas da sua equipe e deixe que aplicativos e ferramentas de gestão auxiliem você no controle de tarefas, prazos e relatórios. Aposte também no uso da tecnologia durante as reuniões. Escolha a melhor ferramenta para interagir com sua equipe em uma videoconferência, fazer chamadas de voz e até mesmo para compartilhar arquivos. O essencial aqui é utilizar ferramentas para ajudar a gerir sua equipe de forma mais próxima, eficiente e organizada.

Como gestor, é essencial saber que seu papel não é apenas auxiliar e guiar seus colaboradores durante o home office. Seu compromisso é engajar e estimular sua equipe, mantendo a escuta ativa e a comunicação aberta para diminuir o nível de ansiedade, manter a saúde mental de cada pessoa da equipe, melhorar produtividade e preparar cada colaborador para o futuro pós pandemia.

Deixe um comentário