5 formas de melhorar a comunicação no trabalho

Por Ana Luiza Sancevero

Uma comunicação assertiva é importante para conversar com familiares, amigos e desconhecidos. Porém, no local de trabalho, a comunicação eficaz é fundamental. Ter cuidado com o que se diz e escolher o que dizer no momento apropriado evita projetos mal administrados e relacionamentos insalubres de funcionários. Conheça algumas das 5 maneiras de melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

 

  1. Ouça com atenção

Ouvir é provavelmente o fator mais importante na boa comunicação. Ouça com atenção o que o outro fala e evite pensar em uma réplica imediata. Ouvir fará você analisar melhor as opiniões ou pensamentos sobre um assunto e, quando eles terminarem, você poderá responder.

 

  1. Linguagem Corporal

55% da nossa comunicação é a Linguagem corporal. Ou seja, atente-se como você está apresentando suas ideias e opiniões em uma situação e se você está saindo aberto ou fechado. Observe-se e preste atenção ao que você está comunicando através da sua linguagem corporal.

 

  1. Faça as perguntas certas

Fazer as perguntas certas pode ajudar cada parte a obter informações importantes, fornecer orientação para a conversa ou redirecionar a conversação, se necessário. Observe se as perguntas que você faz promovem um diálogo saudável e produtivo. Reconheça que fazer perguntas é uma das suas maiores ferramentas na comunicação eficaz.

 

  1. Trocar ideias

Trocar ideias sobre como resolver um problema pode ajudar a acelerar o processo e chegar mais rápido a uma solução. Abster-se de impor suas soluções para a outra pessoa. Todos os colaboradores só querem encontrar a melhor solução possível para a empresa.

 

  1. Mantenha-se focado

A maioria das conversar começam com um assunto que vai desencadeando outro. Lembre-se de manter o foco e a base da conversa. Seja claro sobre suas intenções em envolver a outra pessoa e estabeleça o objetivo comum no início da conversa.

 

Saiba aproveitar essas etapas, elas podem ajudar a manter a comunicação da empresa numa constante, garantindo que todos tenham a chance de serem ouvidos e aumentando o envolvimento em toda a organização.

 

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