A diferença entre preço e valor

Por: Ana Luiza Sancevero

Quando queremos muito adquirir um produto, a primeira coisa que fazemos instintivamente é pesquisar o preço, seja em lojas físicas ou online e quais as melhores formas de pagamento. Muitas vezes o que se observa é que: o mesmo item pode ser barato para uns, pode ser muito caro para outros e tudo isso tem a ver com valor.

Esses dois conceitos estão frequentemente usados no dia-a-dia de qualquer empreendedor, que se bem compreendidos, podem fazer toda a diferença no lucro do negócio. Isso porquê o cliente muitas vezes irá questionar o preço, por que é tão caro, se não tem um desconto ou alguma promoção especial.

Na prática muitas vezes o “valor” pode ser confundido com “preço”, mas na teoria é mais fácil de entender a diferença entre essa relação. Preço é o que se paga, valor é aquilo que se leva.

 

Valor

O valor é algo mais abstrato, que pode variar muito conforme aspectos culturais, sociais e até mesmo pessoais. São os possíveis argumentos que o colaborador pode utilizar com o cliente para criar a necessidade de obter o produto.

A definição por si é: Quanto meu cliente está disposto a pagar? Até onde ele vai para satisfazer o seu desejo, a sua necessidade? O valor é a experiência, a satisfação e realização, vai muito além dos números, é a importância que aquele produto tem para quem o compra.

 

Preço

Preço é a quantidade de dinheiro, o investimento que será feito para comprar determinado produto. O conceito é expresso em números e pode somar os custos, margem lucro que a empresa deseja obter e a comparação com o preço do concorrente.

O preço pode variar de empresa para empresa, o custo do serviço, perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência, demanda, dentre outros.

Por exemplo: O mesmo produto, da mesma marca e modelo pode custar “X” em uma loja que atende público “B e C” e “X+Y” em outra que atende o público A. Ou seja, o status também é embutido no preço final.

 

Apesar de serem diferentes, são conceitos que caminham juntos. Agregar valor é tornar as coisas especiais, fazer com que o cliente perceba que os benefícios que ele pode obter com um produto estão muito acima da quantia necessária para adquiri-lo. Dessa forma o preço torna-se apenas um detalhe, o cliente vai se sentir mais seguro e empresa terá ótimos resultados do serviço e/ou produto oferecido.

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