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A diferença entre preço e valor

Quando queremos muito adquirir um produto, a primeira coisa que fazemos instintivamente é pesquisar o preço, seja em lojas físicas ou online, e quais as melhores formas de pagamento. Muitas vezes o que se observa é que: o mesmo item pode ser barato para uns, e muito caro para outros, tudo isso tem a ver com valor.

Esses dois conceitos são frequentemente usados no dia a dia de qualquer empreendedor, que se bem compreendidos, podem fazer toda a diferença no lucro do negócio. Isso porque o cliente muitas vezes irá questionar o preço, por que é tão caro, se não tem um desconto ou alguma promoção especial.

Na prática, o “valor” pode ser confundido com “preço”, mas na teoria é mais fácil entender a diferença entre os dois. Preço é o que se paga, valor é aquilo que se leva.

Valor

O valor é algo mais abstrato, que pode variar muito conforme aspectos culturais, sociais e até mesmo pessoais. São os possíveis argumentos que o colaborador pode utilizar com o cliente para criar a necessidade de obter o produto.

A definição por si é: quanto meu cliente está disposto a pagar? Até onde ele vai para satisfazer o seu desejo, a sua necessidade? O valor é a experiência, a satisfação e realização, vai muito além dos números, é a importância que aquele produto tem para quem o compra.

Preço

Preço é a quantidade de dinheiro, o investimento que será feito para comprar determinado produto. O conceito é expresso em números e pode somar os custos, a margem de lucro que a empresa deseja obter e a comparação com o preço do concorrente.

O preço pode variar de empresa para empresa: o custo do serviço, perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência e demanda, entre outros.

Por exemplo: o mesmo produto, da mesma marca e modelo, pode custar “X” em uma loja que atende públicos B e C e “X+Y” em outra que atende o público A. Ou seja, o status também é embutido no preço final.

Apesar de serem diferentes, preço e valor são conceitos que caminham juntos. Agregar valor é tornar as coisas especiais, fazer com que o cliente perceba que os benefícios que ele pode obter com um produto estão muito acima da quantia necessária para adquiri-lo. Dessa forma, o preço torna-se apenas um detalhe: o cliente vai se sentir mais seguro e a empresa terá ótimos resultados do serviço e/ou produto oferecido.

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