gamificação no varejo

As vantagens de aplicar a Gamificação no varejo

gamificação é uma ferramenta utilizada nos mais diversos tipos de negócios e o varejo é um deles. Um levantamento feito pela Trade Marketing Solution — empresa especializada em operações de trade marketing e vendas — revela que até 2020, 85% das grandes empresas utilizarão a gamificação. Gamificar o seu negócio nada mais é do que utilizar a dinâmica dos jogos no ambiente corporativo, o que promete reinventar as formas tradicionais de treinamento, liderança, trabalho em equipe e técnicas de vendas.

Uma das vantagens da gamificação é sua flexibilidade, ela se encaixa perfeitamente a diversos tipos de negócios. Entenda como utilizar essa inovação pode melhorar os resultados da sua equipe de vendas de varejo:

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Melhorar a experiência do colaborador

O dia a dia do varejo é, sem sombra de dúvidas, recheado de situações estressantes. Muitas vezes os vendedores são cobrados demais e ainda têm que lidar com clientes difíceis sem perder a cabeça. A gamificação cria uma atmosfera descontraída sem perder a essência do seu negócio, mas para isso é preciso definir metas claras e possíveis de serem alcançadas. É importante também lembrar das recompensas, afinal, o trabalho bem feito deve ser reconhecido. Mostrar ao colaborador uma possível recompensa e o quanto ele precisa fazer para alcançá-la, fará com que ele se esforce naturalmente para ser o primeiro do ranking da equipe.

Equipe sempre preparada

Um dos problemas encontrados no varejo é o relacionamento dos colaboradores com os clientes. Muitas vezes nos deparamos com vendedores completamente despreparados: são aqueles insistentes além da conta, mas sem argumentos convincentes. São desses vendedores que nós compramos por pura pressão, sem ficarmos de fato satisfeitos com a compra. Em caso de pacotes de assinatura, por exemplo, provavelmente cancelaremos no mês seguinte. Em caso de produtos, não voltaremos a compra na loja. Por essa razão, é importante ter uma equipe preparada, que conheça o seu produto/serviço e saiba como convencer os clientes. A gamificação permite que o gestor acompanhe os resultados individuais e das equipes em tempo real. Assim, é possível enxergar os vendedores com mais dificuldades e entender quais são os pontos a serem melhorados.

Por que gamificar seu varejo?

Naturalmente, as equipes de vendas dos varejos já são competitivas, o que torna a gamificação uma ferramenta ideal para alavancar suas vendas. Capaz de transformar o trabalho tedioso e sem expectativas do dia a dia em um ambiente agradável e prazeroso, a plataforma tem como o objetivo a motivação das equipes de vendas. Os jogos têm a capacidade de envolver pessoas e aplicá-los ao ambiente corporativo pode ser ideal para quem quer enxergar resultados de produtividade. A JCPenney, uma das gigantes americanas no setor de lojas de departamento, aumentou seu faturamento em 700 milhões de dólares no ano em que apostou na gamificação para engajar seus clientes e colaboradores. É fato: uma equipe motivada traz melhores resultados.

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