Meta: O sucesso das empresas

Por: Ana Luiza Sancevero

Todo ambiente empresarial possui o lado “sonhador”, ou seja, aquele que tem desejos e anseios profissionais a serem realizados. As metas são recursos que transformam objetivos em resultados surpreendentes.  Para que uma organização tenha sucesso é preciso compreender algumas etapas fundamentais que facilitarão estabelecer esse processo no ambiente interno.

Primeiramente deve-se entender a diferença entre: Meta x Objetivo. Objetivos: são superficiais, por exemplo: Uma empresa deseja abrir mais uma loja. Metas: são objetivas, diretas. Uma empresa deseja abrir uma nova loja em outra cidade, no mês de Julho de 2019. Para isso ela precisará investir tal valor nos setores “X, Y, Z”, com o intuito de aumentar 90% do seu faturamento e 100% de seus clientes.

Para estabelecer metas é preciso saber para qual direção a organização deseja ir. Deve-se compreender o mercado a qual a empresa está inserida, fazer uma análise de como o setor tem trabalhado e respondido à economia, entender como as mudanças externas, mesmo pequenas, têm impactado no ambiente interno.

A partir daí é necessário fazer o planejamento. Nessa etapa é fundamental a participação dos colaboradores de cada setor para que tudo aquilo que for traçado seja compatível com a realidade da empresa. Eles poderão levantar os pontos fortes e fracos do negócio e gerar ideias fundamentadas que podem trazer soluções.

Com esse conjunto de informações é possível definir com clareza, de maneira assertiva e concreta onde a empresa quer chegar. Assim é possível estipular quantificações, prazos (curto, médio e longo) e o que será feito para atingir o resultado esperado, analisando melhor os acertos e erros e se o que foi traçado está no certo ou precisa ser alterado.

É importante compreender que as metas têm flexibilidade, mas que isso não pode se transformar em uma regra. Ou seja, caso o resultado estabelecido não saia como o planejado, pode-se rever prazos, redistribuir objetivos, traçar mais direções, ampliando o alcance de oportunidades.

Estabelecer qual delas é prioridade para qual setor e também para a organização é uma necessidade. Além disso as metas são para o “agora”, isso porquê quanto mais tempo se perde para desenvolver e praticá-las, mais distantes estão os resultados e sucesso desejados pela empresa.

Comparar resultados, processos, progressos é fundamental, tanto interno quanto dos concorrentes. Isso previne erros, reconhece aquilo que já foi alcançado. Casos de sucesso devem ser analisados e também aqueles que não foram cumpridos e estudar por qual motivo a ação não trouxe o resultado esperado.

As metas podem ser vistas como vilãs, mas têm o intuito de levar o negócio ao sucesso, por isso é importante manter os funcionários motivados. É preciso dar oportunidades, treinamentos e principalmente reconhecer os resultados daqueles que se empenham para ultrapassar o que foi estabelecido. Um funcionário motivado cumpre metas, gerando resultados, fazendo com que a organização tenha mais lucro.

Atitude, essa é palavra que farão as práticas das metas serem realizadas com resultados positivos. É fato que: Definir metas é fundamental para quem ser bem-sucedido. Elas levarão a empresa mais longe e vão permitir que seus objetivos iniciais sejam conquistados. Consequentemente, entende-se que se traçadas juntas a uma plataforma de gamificação, os funcionários estarão mais motivados pelos benefícios que oferece, assim o negócio tende a ser mais promissor e estabilizado.

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