Gamefic

5 formas de promover uma boa comunicação no trabalho

Uma comunicação assertiva é importante para conversar com familiares, amigos e desconhecidos. Porém, no local de trabalho, a comunicação eficaz é fundamental. Ter cuidado com o que se diz e escolher o que dizer no momento apropriado evita projetos mal administrados e relacionamentos difíceis entre colaboradores. Conheça algumas das 5 maneiras de melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

  1. Ouça com atenção

Ouvir é provavelmente o fator mais importante para uma boa comunicação. Ouça com atenção o que o outro fala e evite pensar em uma réplica imediata. Ouvir fará você analisar melhor as opiniões ou pensamentos sobre um assunto e, quando eles terminarem, você poderá responder.

  1. Linguagem Corporal

55% da nossa comunicação é linguagem corporal. Ou seja, preste atenção na maneira de apresentar suas ideias e opiniões, e se você está se mostrando aberto ou fechado nas situações. Observe o que você está comunicando aos outros.

  1. Faça as perguntas certas

Fazer as perguntas certas pode ajudar a obter informações importantes, fornecer orientação para a conversa ou redirecioná-la, se necessário. Fique atento se as perguntas que você faz promovem um diálogo saudável e produtivo. Reconheça que fazer perguntas é uma das suas maiores ferramentas na comunicação eficaz.

  1. Trocar ideias

Trocar ideias sobre como resolver um problema pode ajudar a acelerar o processo e chegar mais rápido a uma solução. Abster-se não leva a lugar algum. Todos os colaboradores só querem encontrar a melhor solução possível para a empresa.

  1. Mantenha-se focado

A maioria das conversas começa por um assunto que desencadeia outro. Lembre-se de manter o foco e a base da conversa. Seja claro sobre suas intenções ao envolver outra pessoa e estabeleça o objetivo comum no início da conversa.

Saiba aproveitar essas etapas, elas podem ajudar a manter a comunicação na empresa, garantindo que todos tenham a chance de serem ouvidos e aumentando o envolvimento em toda a organização.

Deixe um comentário