e-commerce

Saiba como aplicar a Gamificação no seu e-commerce

O e-commerce vem crescendo no Brasil a cada ano. Temos cada vez mais opções de lojas online, mas a verdade é que as pessoas apostam nesse segmento sem entender a importância de uma boa gestão. É preciso gerenciar com cuidado os diversos processos do negócio, como entregas, reposição de mercadorias e atendimento ao cliente, por exemplo. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 70% dos e-commerces brasileiros realizam menos de dez vendas por mês.

Para se destacar no cenário dos e-commerces e fazer o investimento valer a pena é preciso investir em um bom gerenciamento e apostar em inovação! Confira mais sobre o assunto:

eBook gratuito: Conheça a gamificação de empresas e descubra como um jogo é capaz de motivar sua equipe de vendas

Saiba como os jogos podem aumentar a produtividade do seu negócio!

 A chegada dos games nas empresas

Os jogos, comumente utilizados como um meio de diversão, podem ser aplicados nas empresas para manter os colaboradores envolvidos e engajados por longos períodos de tempo. Quando inseridos no contexto empresarial, chamamos essa ferramenta de gamificação. Apostar na tecnologia dos jogos dentro da sua empresa pode auxiliar na interação entre os colaboradores e incentivar o desenvolvimento dos potenciais individuais e das equipes. Segundo a Gartner, empresa americana de consultoria, mais de 70% das duas mil maiores marcas do mundo já utilizam a gamificação.

 A gamificação no e-commerce

A gamificação pode ser adaptada e aplicada a qualquer tipo de negócio e o e-commerce é um deles. Já sabemos que é preciso buscar um diferencial para o seu negócio virtual. Para isso devemos alcançar, antes de tudo, excelência no atendimento. Após a nova lei do consumidor para e-commerce, os canais de atendimento ao cliente, como telefone, chat e e-mail são obrigatórios, e é aí que você precisa de colaboradores motivados para garantir sempre uma boa relação com os clientes. Na busca por engajamento e motivação constante desses funcionários, surge a gamificação.

As vantagens de um e-commerce “gamificado”

A ferramenta transforma as tarefas do dia a dia do trabalho em desafios envolventes. Os colaboradores costumam mostrar mais dedicação e melhores resultados quando trabalham por um propósito. Gamificar seu negócio exige definir metas e recompensas claras. Assim, cria-se o incentivo ideal para aumentar a produtividade da sua equipe.

Imagine a equipe que trabalha tirando as dúvidas dos clientes em um e-commerce. É possível criar competições saudáveis que girem em torno de indicadores como o número de clientes atendidos mensalmente ou mesmo as avaliações dos clientes de acordo com a satisfação em cada atendimento. Os mais bem posicionados no ranking devem ter seu trabalho reconhecido. O resultado de promover experiências envolventes e gratificantes é uma equipe de funcionários motivada e com alto desempenho.

Gostou desse artigo? Baixe também nossos e-books gratuitamente.

Deixe um comentário