Desempenho da equipe de vendas: 4 formas de acompanhar

Desempenho da equipe de vendas: 4 formas de acompanhar

Sobre o desempenho da equipe de vendas, em grandes empresas, a análise de desempenho de qualquer equipe é mais do que uma mera formalidade. É através dessa avaliação que os gestores podem tomar boas decisões e elevar a rentabilidade do negócio. Isso é especialmente verdadeiro com relação à equipe de vendas, que é uma das linhas de frente para garantir um faturamento estável.

Acompanhando o desempenho desse time, você terá várias informações importantes sobre seus clientes, seus colaboradores e como guiar a empresa para aproveitá-los ao máximo. Mas, para que isso ocorra, você precisa ter uma noção básica de como acompanhar esses resultados.

Para te ajudar um pouco com essa tarefa, trouxemos aqui 4 pontos que você pode usar para lhe guiar na hora de acompanhar o desempenho da  equipe de vendas. Acompanhe:

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1. Taxa de conversão por colaborador

A melhor forma de determinar qual dos seus vendedores possui melhor rentabilidade é oferecer a todos uma lista com o mesmo número de leads e um prazo. Ao final do período, verifique quantos deles foram atendidos e quantos negócios foram fechados. Essa variável é chamada de “taxa de conversão”.

É um indicador muito importante, pois determina a eficiência de suas vendas. Quanto maior for essa proporção, mais clientes são obtidos com um esforço menor. Isso te permite focar na qualidade do serviço em vez da quantidade de vendas.

2. Pegue opiniões com os clientes

A opinião direta dos seus leads também é muito útil para determinar o real desempenho da equipe de vendas. Afinal, se eles não causarem uma boa primeira impressão, entregando as informações certas sem atraso, então você pode perder uma fração considerável dos seus leads em pouco tempo.

Há várias maneiras de coletar esses dados. Inserir um questionário rápido ao fim do atendimento, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Se você já possui uma base mais sólida de clientes, é possível enviar pesquisas diretamente a eles por e-mail, por exemplo.

3. Meça o ticket médio da sua equipe

O ticket médio é outro indicador importante, especialmente quando comparado a outras métricas, como faturamento e taxa de conversão. Basicamente, é o valor médio de cada venda feita na sua empresa. Um ticket elevado significa que a maior parte dos seus negócios resultam em compras de maior valor.

Em muitos casos, uma alta taxa de conversão não é relevante se o ticket médio for muito baixo. Conciliar esses dois indicadores é fundamental para aumentar o desempenho da  equipe de vendas.

4. Invista em um sistema de gestão

Acompanhar tantas métricas é uma tarefa bem difícil. Felizmente, você pode facilitá-la através de um sistema de gestão bem estruturado. Com esse software, você pode coletar as métricas que precisa mais rapidamente e com maior precisão, além de compará-las entre si com menor margem de erro. É uma ferramenta indispensável em grandes organizações.

Agora que você conhece estas formas de avaliar o desempenho da equipe de vendas, é hora de usar essas informações para elevar a qualidade do seu atendimento.

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