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Dicas matadoras para aumentar as suas vendas

Criar campanhas de vendas é uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para motivar seus vendedores a atingir melhores resultados e é muito importante que essas estratégias sejam estruturadas visando os resultados almejados para minimizar as falhas e evitar que os vendedores percam o pique em vez de acelerar!

Definindo os objetivos

Assim, o primeiro passo para uma campanha de sucesso é definir claramente quais são os objetivos, sejam eles a diminuição no índice de inadimplência, o aumento das vendas de um determinado produto ou o crescimento na agilidade dos processos internos e da produtividade. Independente da meta almejada, ela deve ser de fácil compreensão para os participantes e sem muita elaboração para se chegar ao resultado. É importante também não exagerar no número de metas: deixe claro quais são as prioridades e os objetivos secundários. Exagerar nas mudanças pode confundir a todos e fazer com que acabem se desfocando do que é essencial.

Classificando as metas

Com os objetivos definidos é importante esclarecer quais serão as metas: financeiras, mercadológicas ou operacionais. Defina sempre metas claras, simples e objetivas tanto individualmente quanto para o grupo de vendas. Elas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Metas improváveis de serem alcançadas podem levar seus vendedores a nem sequer tentar! Quando falamos de regras, é importante ressaltar que devem ser definidas logo no início e jamais alteradas. Mudar as regras no meio do caminho gera descrédito e ceticismo.

De olho nos prazos!

Estabelecer o período de duração para começar a colocar em prática a campanha e também para obter resultados é um dos pontos cruciais para que as metas não sejam esquecidas ou abandonadas. O ideal é algo entre 30 e 45 dias. Se durar mais tempo que isso, o recomendado é criar várias pequenas estratégias para sempre manter alto o nível de energia. Porém, não é conveniente confundi-las com as campanhas em si. As estratégias são simplesmente formas de manter as pessoas com a energia lá em cima. Portanto, faça cafés da manhã com a equipe, mostre vídeos, fotos e músicas que aumentam o ânimo e o foco, utilize plataformas gamificadas e deixe a positividade entrar.

A recompensa

Definir qual será a premiação é de extrema importância. É preferível que as recompensas envolvam toda a equipe. A premiação tem que garantir que todo o trabalho valerá a pena. No entanto, nem sempre dinheiro é a chave dessa questão. Às vezes, a recompensa que os colaboradores mais almejam é a valorização como profissional e pessoa, mais do que bens de alto valor aquisitivo ou dinheiro. Portanto, um jantar com acompanhante, uma viagem para o fim de semana ou coisas úteis e interessantes para o dia a dia podem ser extremamente motivantes se toda a equipe tomar nota de que ele realizou uma façanha e ganhou um gordo salário naquele mês, além da recompensa.

Grite aos quatro ventos!

Faça um grande barulho no lançamento da campanha. Desde a criação de um hotsite e envio de e-mails a cartazes, camisetas e brindes: tudo vale na hora de fazer com que o processo seja mais divertido e motivador para a equipe. É importante frisar que as competições devem ser saudáveis, sem nenhum funcionário querendo prejudicar o outro, visto que a intenção é que todos se qualifiquem. Quando a competição se dá com respeito, o engajamento da equipe é melhor e consequentemente os resultados são melhores. Nesse aspecto, a Gamific pode se encaixar perfeitamente, já que abrange todos esses princípios.

Na linha de chegada…

O resultado final do time de vendas pode ser deixado em segredo e só revelado em uma premiação final. Seja ela uma festa ou um jantar, dependendo do orçamento que você tenha para isso, fazer com que seja uma ocasião descontraída e de comemoração pode tornar o momento da premiação ainda mais aguardado pela equipe. É interessante que o prêmio seja entregue pelo presidente ou CEO da empresa.

E lembre-se, a comunicação é essencial durante todo o processo. Saber conversar e estimular através de elogios e incentivos pode fazer a diferença para aquele funcionário que está com dificuldades ou desmotivado. Saber reconhecer o esforço é necessário. Afinal, estamos lidando com seres humanos e não máquinas de dinheiro. Os resultados devem ser uma via de mão dupla.

Agora que você já sabe mais sobre como aumentar suas vendas, descubra também como jogos podem melhorar a integração dos seus funcionários e aumentar a produtividade do seu negócio.

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