etiqueta nos negócios

Você conhece a etiqueta do mundo dos negócios?

Falar em etiqueta empresarial, muitas vezes, pode ser desagradável. A verdade é que as pessoas ligam o assunto apenas a um conjunto de regras chatas de postura a serem seguidas e não enxergam a real importância desses comportamentos no mundo dos negócios.

Guiada pelos padrões de ética, educação e boa convivência, a etiqueta empresarial, na verdade, tem como objetivo garantir o bom relacionamento entre colegas, chefias e subordinados. Garante um conforto básico entre as relações sociais e evita ao máximo desavenças ou mal-entendidos no ambiente corporativo. A etiqueta, se seguida à risca, promete manter um clima agradável e relações de confiança e transparência entre as partes envolvidas. Conheça algumas dicas para manter a etiqueta empresarial:

Pontualidade

A pontualidade diz respeito a um compromisso assumido. Se você disse que chegaria em um determinado horário, é seu dever honrar o compromisso. Não deixe as pessoas esperando. Se ocorrer algum imprevisto lembre-se de ligar avisando, mas nunca invente desculpas. Se você se acostumar com as mentiras será difícil ser levado a sério pelas pessoas.

Aperto de mãos

O aperto de mãos transmite confiança e seriedade na relação. No mundo dos negócios, a pessoa que tiver o cargo hierarquicamente superior é quem deve iniciar estendendo a mão em sinal de respeito, mas se essa pessoa não o fizer por motivo de confusão ou desatenção, o outro pode estendê-la para sugerir o aperto.

Postura

Mantenha sempre a postura correta. Evite sentar-se de qualquer jeito ou se portar à mesa de qualquer maneira. Não cruze os braços. Mantenha a coluna ereta. Se você tem um jantar de negócios com alguém que vem de outro país, busque conhecer antes sua cultura e suas regras de bom comportamento e etiqueta, assim evitará mal-entendidos e situações constrangedoras.

Respeito

Evite tocar em assuntos pessoais no ambiente de negócios. Esses assuntos podem ser indelicados a ponto de expor as pessoas de maneira negativa e criar inimizades. Ninguém se sente confortável em um ambiente com clima desagradável, não é mesmo?

Saiba nomes

Conheça quem trabalha com você. Muitas vezes nos preocupamos em manter o bom relacionamento apenas com nossos superiores ou clientes, mas lembre-se: todo colaborador tem sua importância. Conheça a função de cada um e procure se fazer presente em todos os setores, isso fará com que todos se sintam importantes.

Guarde o celular

Nos dias de hoje é mesmo difícil não se distrair com o celular, mas tente deixá-lo de lado durante conversas e reuniões. Checar notificações nessas situações pode não ser nada educado, pois transparece um imenso desinteresse. Jamais deixe o celular sobre a mesa durante uma reunião, essa postura mostra que você não está totalmente focado e deixa a entender que pode chegar uma mensagem ou que você pode sair para atendê-lo a qualquer momento.

Gostou das dicas de etiqueta empresarial? Leia também nosso artigo sobre a equipe que não veste a camisa.

Deixe um comentário