Cultura de resultados | Gamefic

Gamificação gerando cultura de resultados

Em um ambiente onde é preciso manter a equipe de colaboradores engajada para enxergar cada vez mais a evolução do trabalho e aumentar o faturamento da empresa, a cultura de resultados, sem dúvidas, é reflexo de uma gestão mais completa. Ela surge quando as pequenas tarefas realizadas por cada um dos colaboradores se tornam parte de um resultado buscado por todos.

Para que a cultura de resultados funcione como um impulso do engajamento dos colaboradores da sua empresa, principalmente se tratando desse momento em que muitas empresas estão trabalhando em formato home office e os colaboradores estão fisicamente distantes, é preciso, antes de tudo, estabelecer metas claras. Quando o colaborador sabe o que está buscando e o que precisa fazer para alcançar esse resultado, seu esforço se torna natural. É preciso que cada um enxergue seu potencial na busca pelo objetivo comum. Assim, todos irão se sentir parte importante da organização.

Perfis diferentes

Cada negócio possui um perfil diferente, com metas diferentes a serem alcançadas. Logo, surge a necessidade de conhecer cada um dos resultados buscados pela empresa. Assim, é possível definir os indicadores a serem analisados — sejam eles de eficiência, produtividade ou qualidade, por exemplo. Depois surge outra vantagem: a possibilidade de análise de desempenho individual e de equipe através dos indicadores propostos.

Competitividade e autonomia

A competitividade nas empresas, se não for aplicada da maneira correta, pode criar um clima desconfortável no ambiente de trabalho. Na gamificação isso não acontece. Gerando uma cultura de resultados, todos buscam um objetivo comum, mas cada um entende o valor que seu trabalho tem para alcançar a meta proposta. Sem a imposição de formas engessadas de trabalhar, cada colaborador sabe o que precisa fazer e conhece o tempo em que precisa fazer. Autonomia que faz com que todos se sintam confortáveis, sem deixar de entregar resultados satisfatórios.

A gamificação como cultura de resultados durante o home office

Com a pandemia, as empresas estão tendo que reinventar seus processos a fim de amenizar os impactos internos, além da instabilidade econômica que estamos atravessando. Dessa maneira, o trabalho remoto se tornou a opção mais viável por evitar o contágio, além de reduzir custos nesse momento com o home office. 

No entanto, muito mais do que se adaptar, é preciso que esse processo gere resultados ao mesmo tempo em que resolve um conflito emergencial (como a pandemia). A produtividade e o engajamento são peças chave para que as empresas continuem lucrando. Para isso, é essencial adaptar novas e inovadoras ferramentas de gestão à cultura organizacional.

Por gerar cultura de resultados, a gamificação é uma ferramenta que já é amplamente utilizada pelas grandes companhias como Samsung, IBM, Microsoft, Nestlé, PayPal e American Airlines. Por promover a motivação constante dos funcionários nas empresas, a gamificação é ideal para uma busca saudável pelas metas fixadas. 

Além disso, permite a análise do desempenho individual e de equipe de acordo com os resultados esperados de cada um. A proposta é a integração de games ao ambiente organizacional. Através do ambiente lúdico proporcionado pelos jogos, a gamificação cria um clima de competição saudável entre os colaboradores, o incentivo ideal para que todos busquem em conjunto por um objetivo. 

Conheça a Gamefic

A Gamefic surgiu para aprimorar as técnicas de gestão empresarial. Ao aplicar conceitos de gamificação no cotidiano das organizações, proporciona uma evolução dos modelos de gestão atuais, auxiliando na implementação de uma cultura de gamificação nas empresas, que é capaz de promover o engajamento ao mesmo tempo em que aumenta os resultados.

Deixe um comentário