game para equipe de vendas

Por que padronizar um game para equipe de vendas?

Você consegue imaginar como jogos podem ajudar a aumentar o faturamento da sua empresa? Pode parecer algo inusitado, mas é possível motivar e engajar os seus colaboradores por meio da gamificação corporativa — uma tendência representada principalmente pelo uso de um game para equipe de vendas.

Neste post, vamos entender como esse recurso contribui para que o seu time obtenha resultados melhores. Descubra de que maneira a padronização do game é tão importante nesse sentido. Acompanhe!

Como utilizar um game para equipe de vendas?

O objetivo dos games corporativos nas vendas é estabelecer uma competição saudável entre os seus colaboradores para motivá-los a alcançar — e até mesmo ultrapassar as suas metas. Para isso, a ferramenta conta com elementos de jogos, como uma pontuação para os participantes, ranking de melhores colocados, desafios e recompensas.

Trata-se de uma ótima forma de incentivo, já que as pessoas engajam com mais facilidade ao utilizarem recursos divertidos. Nenhum funcionário da equipe se sentirá excluído, já que todos devem participar do jogo e têm a chance de vencer.

Desse modo, os membros do time de vendas se sentirão reconhecidos e valorizados. Assim, terão uma motivação maior para conseguir um desempenho satisfatório e deixarão de enxergar a meta de fechar vendas apenas como uma obrigação.

São benefícios tão atraentes para os negócios que empresas como Todeschini, DPaschoal, Pepsico e Vivo já têm utilizado esses jogos e obtido bons resultados.

Qual é a importância da padronização do game?

Vale lembrar que não basta instalar o game e esperar que a equipe participe prontamente. Para que a empresa de fato alcance os resultados esperados, é essencial que todo o time de vendas se envolva.

É preciso deixar claro quais são as regras do jogo, quais são os critérios para definir quem é o vencedor e como essa avaliação reflete o desempenho de cada um dos integrantes da equipe. Por exemplo, dependendo do tipo do game, você pode definir que a pontuação se baseia no número de clientes atendidos, na quantidade de vendas ou no faturamento relativo às negociações.

Todo o processo deve ser transparente. Crie espaço para que a equipe compartilhe os mesmos objetivos de gerar valor para a empresa. Dessa maneira, ninguém se sente prejudicado por desconhecer alguma regra.

É fundamental que as funcionalidades da ferramenta fiquem disponíveis para acesso fácil e a qualquer momento. Assim, todos conseguem acompanhar seu desempenho durante o andamento do game e passam a se empenhar mais quando for necessário.

Como implementar a gamificação na sua empresa?

Quer implementar um game cujo funcionamento se baseie nas necessidades da sua organização e que realmente auxilie no crescimento do seu negócio? Procure uma solução especializada em gamificação corporativa. Plataformas como a Gamific têm o foco preciso em maximizar o compromisso das equipes de vendas e em potencializar o desempenho desses colaboradores.

Percebeu as vantagens da gamificação para negócios e a importância da padronização de um game para equipe de vendas? Acredita que essa novidade pode ser interessante para a sua empresa? Aproveite para entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas!

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