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Saiba como vencer os desafios do varejo frente ao e-commerce

O crescimento do e-commerce no Brasil tem deixado os donos de varejo de olhos bem abertos. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro tem previsão para crescer 12% até o final de 2017. As lojas online estão crescendo cada vez mais. Já não é novidade que os clientes, muitas vezes, preferem a comodidade de comprar pela internet a procurar uma loja física. Mas o que os varejistas podem fazer para se adequar e não perder lugar no mercado para os e-commerces? Confira neste artigo:

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Melhore a experiência no PDV

Com o surgimento da internet e das funcionalidades que o e-commerce trouxe, se você quer que o seu varejo saia na frente da concorrência é mais do que importante se adaptar às novas tendências. As lojas online permitem que o cliente acompanhe o preço de um produto, compartilhe, recomende, customize, avalie e ainda oferecem programas de recompensas que podem ser acompanhados em tempo real. Por isso, é preciso repensar a experiência no PDV (ponto de venda), desde o atendimento até a disposição dos produtos nas vitrines.

Excelência no atendimento

Tem se tornado cada vez mais comum que os consumidores procurem o varejo para conhecer os produtos e tirar suas principais dúvidas, mas escolham o e-commerce na hora de realizar a compra. Propor um atendimento personalizado pode transformar toda conversa em uma oportunidade de venda. Em um cenário onde o seu cliente está a um click do concorrente e sempre rodeado de todas as informações que necessita, é preciso ter uma equipe cada vez mais preparada.

Vendedores que conhecem o produto que vendem e a empresa em que trabalham soam mais convincentes. São eles que podem fazer a diferença na hora de fechar um negócio. Por isso, é mais do que essencial manter uma equipe de vendas treinada e motivada para não perder nenhuma oportunidade.

Quebre barreiras

Depois de conquistar o cliente é preciso quebrar as barreiras que diferenciam o varejo do e-commerce. Não deixe que a forma de pagamento, por exemplo, se torne uma dificuldade. Ofereça sempre pagamentos flexíveis e não se esqueça de criar programas de recompensa para fidelização de clientes.

Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado com as novas tecnologias pode parecer um desafio difícil e assustador. Mas lembre-se: é muito importante para manter a produtividade e o alto volume de vendas no seu varejo. A gamificação, por exemplo, é uma ferramenta que pode alavancar suas vendas auxiliando na motivação das equipes, promovendo treinamento constante e um ambiente de competição saudável para os colaboradores.

É fato que os modelos de comércio mudaram e que o varejo precisa se reinventar. Descubra como a gamificação pode te ajudar nessa tarefa, leia também o nosso artigo As vantagens de aplicar a gamificação no varejo.

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