escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
25 fev 2021

10 habilidades do futuro indispensáveis para o mercado

A evolução do mercado e a revolução que vivemos em tecnologia, formatos de trabalho e estrutura organizacional, pessoal e emocional é notável.

Tanto que novos termos, novos processos e novas habilidades surgem a todo momento.

E este texto está focado nas habilidades. Aqueles famosos “requisitos” ou “desejáveis” que as empresas chamam na hora de contratar.

Aqui, vamos falar sobre as habilidades do futuro. Aquelas que qualquer profissional deve desenvolver para se manter em evidência em sua atividade.

Afinal, o que são habilidades?

Segundo o dicionário, habilidade é a qualidade de ser hábil, um conjunto de qualificações para o exercício de uma atividade ou cargo.

Para alguns escritores e pensadores, no geral, a habilidade é o que o ser humano usa para transformar seus conhecimentos em ações para chegar a um objetivo ou meta.

Ou seja, a habilidade é a chave que, quando acionada, nos transforma em pessoas capazes de realizar alguma determinada função esperada.

As habilidades estão, geralmente, associadas em duas categorias.

  • Habilidades pessoais: são as que desenvolvemos no dia a dia. E, apesar de não estarem explícitas em nossos currículos, têm grande influência em nosso comportamento dentro do ambiente profissional. Elas são mais ou menos desenvolvidas de acordo com a necessidade ou curiosidade de cada um.  
  • Habilidades profissionais: são as utilizadas para solucionar questões de trabalho. Tendem a ser mais técnicas e desenvolvidas por necessidade, através de treinamentos. Estão relacionadas a assuntos mais específicos e situações pontuais ou emergenciais de resolução dentro do ambiente de trabalho.

As habilidades do futuro

Embora muito já tenha se falado sobre habilidades durante os tempos, ainda assim é um fator de discussão e evolução constante.

Afinal, hoje, as habilidades do futuro estão sendo estudadas e avaliadas nos mais diversos processos seletivos, buscadas em todos os níveis organizacionais.

Agora, vamos conhecer quais são as 10 habilidades do futuro que você precisa desenvolver e que são indispensáveis para o mercado.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é utilizado para identificar problemas e avaliar determinada situação através da lógica e raciocínio. Assim, é possível entender o que deve ser consertado e oferecer soluções concretas e definitivas para diversos obstáculos.

Por isso, desenvolver esta habilidade do futuro é garantir pontos positivos dentro da equipe de trabalho.

Julgamento para tomada de decisões

O sucesso de qualquer empresa depende de uma boa estratégia de negócio. Hoje, com tantos dados disponíveis e informações sobre qualquer mercado, é preciso ter alguém que saiba interpretar os dados disponíveis e transformá-los em insights para as organizações.

Por isso é fundamental o desenvolvimento de habilidades que auxiliem na tomada de decisões e uma visão estratégica para julgar pontos de oportunidades para o crescimento do negócio.

Resolução de problemas complexos

Resolver problemas complexos exige um desenvolvimento grande de pensamento crítico e criatividade. A combinação de pequenas referências pode ser a chave para solucionar um grande problema.

Esta habilidade requer bastante treinamento, porém estarão em evidência no mercado.

Inteligência emocional

As habilidades relacionadas aos sentimentos são extremamente bem valorizadas. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigente e repleto de ambientes pesados, carregados de pressão.

Esta é uma habilidade muito procurada, principalmente, em cargos relacionados à gestão e liderança. Quanto mais desenvolvida, essa habilidade oferecerá mais equilíbrio ao profissional e um poder de adaptação que as empresas buscam constantemente.

Poder de negociação

A negociação é uma habilidade muito valorizada. Está ligada ao relacionamento interpessoal e desenvolve a capacidade de dialogar com colegas de trabalho, líderes, clientes e diretoria.

Uma pessoa que sabe negociar, desenvolve habilidade de argumentação, o que é sempre benéfico em momentos-chave de uma organização.

Orientação para servir

A era do relacionamento é agora. Então, é preciso ter em mente que habilidades relacionadas à interação devem ser desenvolvidas.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e, além da inteligência emocional, ter a capacidade de orientar o cliente, sem dúvida é uma habilidade do futuro que já pode ser considerada do presente.

Flexibilidade cognitiva

Esta é a habilidade do “sair da zona de conforto”. Ou seja, é a habilidade que desenvolve novos pensamentos, principalmente os que trazem nova visão de mundo.

Esta habilidade do futuro faz com que a pessoa tenha uma visão mais ampla das situações e consiga enxergar caminhos diferentes para a resolução de um problema. É uma expansão da habilidade de resolução de problemas complexos.

Coordenação

A coordenação é uma habilidade que desenvolve a capacidade de conexão. É aquela que aplica a inteligência emocional no trabalho para a coordenação de um ambiente de bom relacionamento e tenha o famoso “jogo de cintura” com diversos temperamentos e personalidades.

É a habilidade de manter as pessoas, com pensamentos e culturas diferentes, unidas para um mesmo objetivo.

Gestão de pessoas

A habilidade de gerir pessoas é cada vez mais essencial.

Principalmente em momentos como o que vivemos. As pessoas chegam ao ponto de saturação muito mais facilmente, o que ocasiona diminuição de produtividade, motivação e engajamento com o trabalho.

Assim, o seu desenvolvimento é de grande valia para as empresas, que buscam cada vez mais profissionais capazes de atuar na frente de gestão de pessoas.

Criatividade

Uma das principais habilidades que nos diferencia das máquinas é a criatividade.

Por isso, esta é uma das habilidades mais valorizadas. E não é sobre ser a pessoa da sacada genial toda vez.

Esta habilidade do futuro, passado e presente é fundamental para a construção de novas ideias, produtos e serviços. E apesar do que muitos pensam, a criatividade não é um dom, apenas precisa ser treinada.

Por isso o profissional criativo sempre terá uma vaga garantida no mercado.

Websérie habilidades do futuro

O empreendedor e comediante Murilo Gun, fala em 3 vídeos sobre as habilidades do futuro de uma forma descontraída e muito didática.

Por isso, recomendamos que você separe um tempo do seu dia para assistir o conteúdo a seguir.

É importante analisar no seu contexto de trabalho quais habilidades priorizar no desenvolvimento, mas é certo que, quanto mais você praticar, melhor será sua relação com o mercado de trabalho e ainda melhores serão as oportunidades.

Compartilhe


NEWSLETTER