escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
23 mar 2021

6 ideias para reduzir custos através da colaboração

Reduzir custos tem sido cada vez mais uma preocupação das empresas. Sua presença constante nos objetivos e metas das organizações é prova disso.

A nova realidade do mercado, imposta pela pandemia do novo coronavírus fez com que muitas empresas tivessem que rever seus orçamentos e, por consequência, reduzir gastos.

Neste sentido, os esforços tiveram de vir de todas as esferas da organização, em todos os níveis operacionais.

Por isso, vamos mostrar algumas maneiras de reduzir custos através da colaboração para manter a saúde financeira da empresa.

Redução além de mudanças estruturais

É claro, a redução de custos começa em questões estruturais, como troca de lâmpadas, redução de custos com manutenção de espaços, redução de gastos de materiais não essenciais, entre outras coisas.

Entretanto, este tipo de reestruturação ajuda a reduzir custos até certo ponto.

Por isso, é preciso que sejam criados programas de incentivo e novos métodos de abordagem para que seja promovida a conscientização e colaboração das pessoas.

Então, como reduzir custos pela colaboração?

Agora, vamos elencar uma série de práticas que podem fazer a diferença na redução de custos da empresa através da colaboração.

Isso é importante para, além de trazer consciência, integrar as equipes, torná-las mais comunicativas e cooperativas.

Gestão participativa

Primeiramente, é preciso expor a situação para os colaboradores. Deixar claro que é necessário reduzir custos e que, para isso, a participação de todos é fundamental.

Criar canais e equipes para discussão e geração de ideias voltadas para a redução de custos é uma forma de tornar a participação dos colaboradores ativas nos interesses da empresa.

Isso desperta o engajamento na busca por soluções e fortalece a sensação de pertencer, uma vez que as pessoas estarão ativamente colaborando para novas melhorias para a empresa.

Evite altos índices de turnover

O processo de demissão gera altos custos para a empresa. Acordos e pagamentos de multas de rescisão elevam os gastos e, quando isso ocorre de forma recorrente, pode prejudicar ainda mais a saúde financeira da empresa.

Para reduzir custos, neste sentido, é muito mais favorável para a empresa investir em treinamentos e capacitação.

Desta forma, os colaboradores estarão sempre preparados para executar as tarefas, com qualidade e precisão, evitando a necessidade de desligamentos.

Incentivar o crescimento profissional é muito mais barato e gera muito mais resultados para a organização. 

Crie campanha de metas

A criação de campanhas de metas de redução de custos pode ser uma maneira efetiva de alcançar este objetivo.

Dar recompensas para os colaboradores que atingirem as metas, motiva ainda mais a participação e colaboração de todos.

E quando se fala em recompensas, não necessariamente se fala em dinheiro, afinal, de nada adianta economizar de um lado, mas gastar de outro. Existem diversas outras formas de estimular os funcionários, e nós falamos sobre isso neste texto

Gamifique

O uso da gamificação também ajuda a reduzir custos na empresa. Principalmente porque auxilia nas práticas dos itens anteriores.

Os jogos corporativos tendem a engajar muito mais as pessoas nas atividades. Então, tornar a necessidade de redução de custos em um jogo pode facilitar a percepção das pessoas e o que elas devem levar para a realidade da empresa.

Além do mais, a gamificação auxilia no treinamento e capacitação das pessoas, evoluindo o nível das equipes e reduzindo as taxas de turnover.

Sem contar que, com a possibilidade de se promover a comunicação centralizada, as conversas e discussões sobre implementação de novas ideias ficam concentradas em um lugar, sendo mais produtivas.

Automatize processos

Automatizar processos repetitivos e burocráticos também é uma forma de reduzir custos. Utilizar da tecnologia para otimizar processos é fundamental, não só para diminuir gastos, como para tirar a carga de trabalho de pessoas que podem ser mais produtivas em outras áreas.

Economia de tempo também é fundamental para gerar mais lucratividade para a empresa.

Invista em novos modelos de trabalho

Uma forma de reduzir custos é ter modelos de trabalho mais flexíveis. Ou seja, dar a oportunidade do colaborador realizar home office ou um formato híbrido, dá mais autonomia para o colaborador, que poderá aumentar a sua produtividade trabalhando em locais que ele se sinta mais confortável e concentrado.

Tecnologia e colaboração, o caminho para reduzir custos

É impossível diminuir custos sem a conscientização e colaboração das pessoas. Também é preciso se apoiar nos recursos tecnológicos disponíveis para auxiliar nesta meta.

O importante é ser transparente sobre as necessidades e objetivos da empresa para que haja engajamento e participação ativa das pessoas.

Um plano claro de redução, com transparência é o caminho para atingir as metas.

Compartilhe


NEWSLETTER