escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
05 abr 2021

6 impactos da aplicação da gamificação em pequenos negócios

A gamificação é democrática.

Independente do tamanho da empresa, a sua aplicação pode muito bem trazer novos resultados e um crescimento estruturado.

Um engano comum, é achar que a gamificação se trata de um alto investimento e que é uma estratégia inviável para os pequenos negócios.

Cada estratégia é personalizável e o valor do investimento varia de acordo com o que será implementado ou recursos que serão empregados. 

Por isso, vamos falar neste texto sobre os principais impactos da gamificação em pequenos negócios.

Prepare-se para o próximo nível

Com o passar do tempo, os modos de trabalho e de relação entre gestor e equipe evoluíram.

E isso se aplica a todas as empresas, das micros às multinacionais. O mercado não escolhe o tamanho da organização na hora de propor mudanças de hábitos e práticas.

Hoje, o trabalho está muito focado na experiência do trabalhador em relação a empresa, gestores, lideranças e tarefas atribuídas ao seu cargo. As pessoas se preocupam mais com bem-estar e crescimento profissional que com salários.

As preocupações, inclusive, não estão só do lado interno da empresa. Cada vez mais, o relacionamento com o cliente se faz necessário e é um divisor de águas para o sucesso do negócio.

Contudo, a gamificação além de ser democrática, é versátil. Ou seja, além de poder ser aplicada em qualquer nível de empresa, também traz benefícios no uso para públicos internos e externos.

Portanto, seja diferente

É preciso estudar o que a concorrência está fazendo, sim! Mas, principalmente, entender o que não estão fazendo e que pode elevar o negócio em outro patamar.

A gamificação pode ser um ponto de diferenciação muito importante dentro da estratégia de um negócio.

Os impactos da gamificação em pequenos negócios

Melhoria de gestão

A gamificação em pequenos negócios traz grandes melhorias para a gestão. A liderança terá um papel cada vez mais influente no desenvolvimento do negócio e das pessoas.

Uma vez que a ferramenta gera indicadores constantes de desempenho da equipe, é possível praticar com mais clareza o feedback, orientando as melhorias e promovendo boas recompensas para os bons desempenhos.

Sem contar que, o relacionamento entre gestores e equipe será muito mais saudável, claro e objetivo.

Comunicação centralizada

Centralizar a comunicação em um só canal, ajuda a evitar ruídos e dispersão da mensagem.

Aliás, fica ainda mais fácil para que as pessoas encontrem seus contatos e tire dúvidas de forma rápida e precisa, evitando o telefone sem fio.

A comunicação centralizada também permite um relacionamento mais eficaz entre equipes e líderes, tornando a gestão mais eficiente.

Nós falamos sobre os benefícios da comunicação centralizada neste texto.

Engajamento e produtividade

A gamificação em pequenos negócios promove também a melhoria de engajamento das pessoas.

Seu formato lúdico e estimulante prende a atenção e aumenta a concentração do usuário na tarefa. E as recompensas dos objetivos dentro do jogo faz com que a dedicação para execução das atividades também tenha bons incrementos.

Neste sentido, as pessoas estarão mais engajadas com o trabalho e a dedicação se refletirá no aumento considerável da produtividade.

Satisfação da equipe

Os benefícios são sentidos gradualmente.

Com a melhoria da gestão e comunicação, os colaboradores se sentirão mais engajados, motivados e produtivos. Isso impacta diretamente na satisfação em relação ao trabalho e desperta o sentimento de pertencer.

O resultado é uma equipe cada vez mais unida, criativa e comprometida com os resultados da empresa.

Retenção de talentos

Um ambiente de trabalho motivador, que estimula o crescimento profissional e a competição saudável é, também, um ambiente capaz de reter talentos.

Ou seja, investir em gamificação é manter por perto aquelas pessoas que fazem a diferença no seu negócio.

É investir em crescimento conjunto.

Aumento da fidelização de clientes

O fim da cadeia também sente as melhorias dos processos.

Uma vez que a gamificação auxilia no treinamento e no desenvolvimento de habilidades de relacionamento, as equipes conseguirão entregar resultados com mais qualidade.

Ou seja, o produto ou serviço chegará ao cliente com melhorias significativas, e isso não passará despercebido. A fidelização aumentará e novos clientes começarão a ser indicados.

Não só impactos das ações internas, a gamificação também pode atuar diretamente com o cliente final, com programas de recompensas ou jogos que melhorem a experiência dele com a marca. Assim, a retenção do cliente se dará por muito mais tempo.

Planejamento e estrutura para um crescimento inteligente

Estude a fundo a gamificação e os seus benefícios.

É importante para entender quais as reais entregas que ela pode fazer para o seu negócio. Isso evita a frustração com uma ferramenta que, comprovadamente, tem alto potencial de ganhos para os pequenos negócios.

Invista em estrutura tecnológica para implementar a gamificação com sucesso.

Acima de tudo, leia este material que conta como implementar a gamificação no seu negócio.

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