escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
11 mar 2021

7 aspectos onde a gamificação pode ajudar e você não sabia

As empresas vêm descobrindo recentemente os benefícios da gamificação. Com o ganho de terreno nas principais corporações, pequenas empresas se espelham na estratégia e começaram a investir nos jogos corporativos também.

E foram surpreendidos com a versatilidade da ferramenta e a quantidade de melhorias e evoluções que é possível conquistar com o uso constante da gamificação.

Afinal, é comum pensar que a ferramenta pode ser cara ou não ser aplicável no seu negócio. E aqui vai um spoiler: a gamificação é eficaz para todos os setores e empresas de todos os tamanhos.

Por isso, vamos falar sobre 7 aspectos onde a gamificação pode ajudar no seu negócio, mas você nem fazia ideia disso.

Entendendo a gamificação

A gamificação usa elementos conhecidos de jogos para melhorar processos, capacitar pessoal, difundir a cultura organizacional ou apresentar pessoas e produtos, por exemplo.

É uma forma encontrada também para promover a motivação e engajamento de equipes, bem como aumentar a produtividade das pessoas e a qualidade de entrega de produtos e serviços.

A gamificação ainda é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas, sendo extremamente útil e aliada principalmente no trabalho remoto.

Os jogos corporativos podem assumir diversas funções e contribuir para inúmeras melhorias, tudo depende da estratégia a ser aplicada e dos objetivos da organização.

RECOMENDAMOS: leita também este material que aponta os principais erros que as empresas cometem com a gamificação.

Onde a gamificação pode ajudar no seu negócio?

Já entendemos um pouco sobre a gamificação. Sabemos também que ela pode trazer benefícios para qualquer tipo de negócio e para empresas de qualquer tamanho, desde que haja um objetivo claro e uma estratégia bem feita por trás da aplicação.

Agora é hora de pontuar alguns aspectos que a gamificação também tem poder de atuação e que pode fazer toda a diferença na percepção da sua marca, seja pelos clientes, seja pelos próprios colaboradores.

Onboarding

A gamificação pode ser a porta de boas-vindas para os novos colaboradores. Através dela é possível apresentar a empresa, a cultura organizacional, as pessoas que farão parte do cotidiano da nova contratação.

A integração é uma parte fundamental para o encantamento do colaborador e a gamificação é a cereja do bolo num formato diferenciado de inserir a pessoa no universo da corporação.

Engajamento

A objetividade e clareza de informações presentes na gamificação, permite que o usuário tenha uma visão mais direta sobre suas atribuições e objetivos. Desta forma, ele aumenta a produtividade, engajando mais nas tarefas.

Neste ponto, as recompensas (como personalização de avatares, pontos virtuais ou rankings) também são fatores de destaque no engajamento. O reconhecimento de bons desempenhos, faz com que os colaboradores se empenhem ainda mais nas atividades seguintes, em busca de novas recompensas.

Clima organizacional

Outra melhoria proveniente do uso da gamificação é a do clima organizacional. A gamificação tem uma dinâmica leve e cooperativa. O relacionamento entre pessoas da equipe tende a melhorar. Logo, o ambiente de trabalho fica mais descontraído e as pessoas se sentem parte de um todo.

O nível de cooperação e comprometimento aumentam consideravelmente com a participação constante das pessoas nas estratégias de gamificação.

Comunicação centralizada

A comunicação organizacional é fator chave no sucesso das operações. Quanto menos ruído as comunicações apresentarem, melhor os resultados obtidos.

Neste sentido, a gamificação auxilia na comunicação centralizada, ou seja, vira um canal exclusivo de comunicação entre gestores/líderes e equipe. Organizar todo fluxo de informação em um canal facilita buscas e evita a distribuição de informações por outros meios, o que gera o ruído que impacta na produtividade e resultados.

Capacitação e treinamentos

Além do mais, a gamificação é excelente para treinar e capacitar as pessoas. Por tratar o treinamento de forma lúdica, a gamificação consegue atrair a atenção do usuário por mais tempo.

O conteúdo podendo ser personalizável, tende a ser assimilado com mais facilidade e fixado pelo colaborador por mais tempo.

Retenção de talentos

Uma grande aliada do RH, a gamificação também, através de suas mecânicas, auxilia na retenção de talentos. Por ser uma estratégia inovadora, que aplica novas tecnologias e formatos de gestão, os jogos corporativos são um atrativo para o colaborador.

A sensação de fazer parte de uma empresa que inova e promove melhorias para o quadro de colaboradores é um fator determinante para a permanência dos talentos na organização.

Produtividade e qualidade de entrega

Todos os aspectos citados anteriormente refletem neste último.

Colaboradores que se sentem parte da empresa, capacitados e em um ambiente propício para o trabalho, certamente serão mais produtivos.

O aumento da produtividade terá impactos também na qualidade de entrega dos produtos ou serviços. Sendo assim, toda a cadeia produtiva eleva o nível de satisfação. Dentro da organização e fora, assim como os clientes.

Saiba por onde começar

A gamificação é, realmente, uma das estratégias que podem elevar o sucesso de negócios.

Por isso, deixamos aqui um texto valioso para que você saiba por onde começar a implementar a gamificação na sua empresa.

E se você quiser saber mais sobre o universo da gamificação, acesse o nosso blog

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