escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
06 abr 2021

7 maneiras de engajar times de TI e dobrar sua produtividade

O desejo de toda liderança é ver seus times engajados e produtivos o maior tempo possível.

Quanto mais engajada e produtiva uma equipe é, mais resultados a empresa conquista e os profissionais também têm ganhos importantes em desempenho e desenvolvimento.

Agora, falando de um setor em específico: como engajar times de TI?

Os profissionais de TI apresentam algumas características que permitem que os gestores adotem algumas práticas a fim de tornar suas equipes mais produtivas.

É sobre engajar times de TI que vamos falar neste texto.

A cultura do engajamento

Primeiramente, engajar deve estar na cultura da empresa.

Isso é possível construir através de ações planejadas e propostas por RH e gestores, com foco na valorização e motivação dos talentos da empresa.

O diálogo e feedbacks são fundamentais para uma cultura de engajamento consolidada, com objetivos e expectativas alinhados para se criar a identificação necessária entre colaborador e empresa.

Tudo isso impacta diretamente no relacionamento entre liderança e times, bem como entre colaboradores. Desta forma, causando melhorias no ambiente de trabalho, comunicação e fortalecendo o sentimento de pertencer.

Afinal, como engajar equipes de TI?

Mesmo que não haja uma fórmula padrão para engajamento de equipes, algumas práticas, quando implementadas e usadas constantemente, tendem a gerar bons resultados para a empresa e para os times.

Para engajar equipes de TI, por exemplo, primeiramente é fundamental conhecer o perfil do seu time, entender as necessidades individuais e coletivas para só depois disso, traçar um plano de ação.

Por isso, veja a lista a seguir e extraia as principais dicas para aplicar no engajamento da sua equipe.

Metodologias ágeis

As metodologias ágeis proporcionam a otimização de processos, entregas mais rápidas, com altos níveis de qualidade. Elas se adaptam muito bem ao perfil dos profissionais de TI, uma vez que estão sempre em busca de inovar e melhorar processos e resultados.

Elas proporcionam alinhamento de equipe e promovem uma comunicação mais clara e direta entre as pessoas. Você pode conferir toda as vantagens dos métodos ágeis e os principais tipos neste texto.

Inovação

Os profissionais de TI são entusiastas de novas tecnologias, processos e tendências que possam melhorar a produtividade.

Portanto, promover um ambiente inovador na empresa é fundamental para engajar equipes de TI e torná-las mais motivadas. Seja com ferramentas de gestão de trabalho e tempo, novas tecnologias ou processos.

Propor mudanças e novos desafios estimula as equipes a sair da zona de conforto e buscar melhorias dia a dia. 

Gestão de pessoas

Uma equipe engajada passa, necessariamente, por um processo de gestão de pessoas muito bem feito.

Entender a sua equipe, necessidades individuais e coletivas é fundamental para promover ações pontuais e direcionadas para que o colaborador seja impactado.

Uma gestão mais direcionada poderá aumentar o sentimento de pertencer do colaborador, uma vez que ele terá visão dos esforços da empresa para a manutenção do bem-estar e desenvolvimento individual e coletivo.

Autonomia

O acompanhamento das atividades é necessário, sim. Mas a liberdade e flexibilidade de trabalho é fator de sucesso para engajar times de TI.

A autonomia promove senso de responsabilidade e desenvolvimento profissional. Para tornar uma equipe de TI mais produtiva, invista em modelos flexíveis de trabalho e dê suporte para que as execuções sejam feitas com a orientação da liderança, mas com a liberdade necessária para que o colaborador coloque em prática as suas habilidades.

Comunicação

Profissionais de TI são adeptos às últimas tecnologias e engajados no que há de mais novo e inovador. Portanto, investir em tecnologias e ferramentas modernas de comunicação é uma forma de engajar equipes de TI.

Promover diálogos e desenvolver o relacionamento entre equipes e liderança também é fundamental. Dar voz aos colaboradores e valorizar a opinião de cada um é importante para motivar e tornar equipes mais engajadas e produtivas.

Feedback

Orientar a equipe e ter um diálogo franco sobre o desempenho é importante para engajar times de TI.

Neste sentido, o feedback é fundamental para direcionar os esforços dos colaboradores, alinhar as expectativas da empresa e das pessoas, e oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa.

O feedback, inclusive, é parte da cultura de profissionais ligados à tecnologia. Uma vez que estão sempre experimentando novidades, eles são abertos a ouvir e também oferecer retorno para a empresa.

Construção de equipe

Construir a equipe perfeita leva tempo. É preciso alinhar expectativas, organizar o processo de contratação e criar políticas de incentivo para retenção de talentos.

Com a redução do índice de turnover, os times permanecem juntos por mais tempo, tendo uma integração melhor, otimizando o relacionamento e criando um ambiente saudável, criativo e inovador.

Com um planejamento de desenvolvimento pessoal, as chances de engajar times de TI ficam ainda maiores.

E claro, use a gamificação como forma de engajamento

A gamificação tem papel fundamental para engajar times de TI.

Sua dinâmica leva inovação para o setor e estimula o desenvolvimento, comunicação, trocas de experiência, ambiente inovador e a competição saudável, por exemplo.

E você pode saber outros benefícios da gamificação neste texto.

Para engajar times de TI, é preciso tirá-los da zona de conforto e oferecer desafios que façam sentido dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, conheça a ferramenta e as soluções da Gamefic, faça a avaliação e comprove, na prática, os benefícios da gamificação. 

Compartilhe


NEWSLETTER