escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
15 mar 2021

8 maneiras de fazer sua equipe render mais

O rendimento está ligado a quase tudo o que fazemos e monitoramos ele mais do que podemos perceber. Seja na receita ou no consumo do combustível.

E, se tem uma coisa que todo mundo tenta fazer, é encontrar meios de melhorar ou otimizar este rendimento. O famoso “fazer render mais”.

Pensando pelo lado corporativo, não é diferente. A liderança, RH e até nós mesmos, estamos sempre buscando meios e estratégias para que o rendimento cresça.

Mas, como fazer uma equipe render mais sem que isso prejudique na gestão e ambiente ou fluxo de trabalho?

Neste texto, vamos apontar práticas simples e que fazem a diferença na produtividade. Assim, será possível fazer a sua equipe render mais.

A tal da produtividade

A produtividade está ligada com a capacidade de produção em relação a utilização de recursos e tempo.

A primeira aparição do termo é datada de 1766 e desde então ele foi assumindo novos significados e evoluindo com o tempo.  

Contudo, é fundamental entender alguns pontos sobre a produtividade para planejar um crescimento gradual. Afinal a equipe não rende mais do dia pra noite.

  • Não é passe de mágica: um discurso bonito ou uma nova ferramenta não vai fazer a equipe render mais. É preciso prática para ser mais produtivo, até que isso se torne um hábito.
  • Oferecer sentido: uma tarefa que não tenha sentido para um colaborador, provavelmente será executada sem o mesmo nível de concentração. Portanto, de sempre um por que para a equipe.
  • Metas: para uma equipe render mais, é preciso ter uma organização do fluxo de trabalho e metas de execução. Ter objetivos acessíveis, claros e tangíveis aumenta a produtividade do colaborador.

Como fazer uma equipe render mais

Primeiramente, deve haver um planejamento de ações para uma equipe render mais. A prática constante elevará o nível de produtividade das pessoas e, por consequência, os resultados da organização.

A preocupação do rendimento das equipes deve fazer parte da cultura organizacional da empresa. Neste sentido, quanto mais é praticado o desenvolvimento da equipe, mais isso fará parte do DNA da organização.

Por isso, a lista a seguir mostra alguns caminhos para aplicar na gestão e começar a transformação do rendimento.

Comece pela contratação

Uma equipe de bom rendimento começa na escolha dos profissionais. Portanto, para fazer uma equipe render mais, é preciso ter peças que contribuam para a produtividade e estejam alinhadas com os propósitos da organização.

Por isso, investir na estruturação de um processo seletivo e colocar as pessoas certas nos lugares certos é, sem dúvidas, um primeiro passo para fazer uma equipe render mais.

Ambiente saudável

Promover um ambiente saudável também impacta no rendimento da equipe. Quanto mais se valoriza o bem-estar individual e coletivo, mais engajado o colaborador será.

Trabalhar em ambientes onde há cooperação e parceria entre colaboradores e liderança aumenta a motivação e faz com que equipes apresentem níveis superiores de rendimento e qualidade de entrega.

Organização

A organização do fluxo de trabalho e atividades da equipe deve ser uma das prioridades da gestão.

Para uma equipe render mais, é preciso que ela tenha suas atividades bem organizadas e definidas, com as informações necessárias para a execução.

Um ambiente bagunçado, com conflitos de interesses e prioridades, atrapalha e confunde o trabalhador. Por isso, quanto mais organização, mais produtividade. 

Comunicação

A comunicação deve ser clara e não violenta.

Ter um canal direto e simplificado para comunicação entre gestores e equipe é importante para diminuição do ruído de mensagens, que impactam diretamente na execução de tarefas e qualidade de entrega.

Para fazer equipes render mais é preciso comunicar com objetividade, com linguagem adequada para a equipe e com informações necessárias e apenas.

Assim, a equipe compreende a mensagem de forma facilitada e o entendimento das atribuições abre caminho para uma equipe render mais.

Recompensas e estímulos

Para estimular uma equipe para render mais, utilizar estratégias de recompensas é totalmente válido.

O importante é não se ater apenas às recompensas financeiras. Há muitas outras formas de criar estímulos não financeiros e obter resultados semelhantes e até mesmo superiores a bonificação em dinheiro.

Feedback

O monitoramento da produtividade é fundamental para ter métricas importantes do desempenho da equipe. Só assim é possível praticar o feedback de maneira consistente, com apontamentos baseados em informações reais.

Oferecer um retorno e um direcionamento para a equipe, mostra que a empresa está preocupada com o desenvolvimento pessoal. Isso gera boas sensações nas pessoas, tornando-as mais receptivas às críticas e aos elogios.

O feedback também é uma prática para uma equipe render mais.

Gamefic

A gamificação tem inúmeras possibilidades de atuação em uma organização. Treinamentos, comunicação centralizada, gerenciamento de equipes, monitoramento de desempenho por indicadores, aumento de engajamento, motivação e produtividade são exemplos do que a ferramenta pode proporcionar para uma empresa.

Além do mais, os jogos corporativos desenvolvem habilidades como relacionamento, cooperação e desenvoltura no ambiente de trabalho.

Com pessoas mais capacitadas, engajadas e com a promoção de um ambiente criativo e inovador, certamente farão a equipe render mais.

Autonomia

Para a equipe render mais, é preciso dar liberdade e autonomia para que ela execute as tarefas. Prender as pessoas em processos burocráticos pode afetar significativamente a produtividade e rendimento da equipe.

A autonomia gera confiança e crescimento, fazendo com que os processos se tornem cada vez mais rápidos e eficientes, com qualidade superior.

Um play na produtividade para vencer o jogo

Fazer uma equipe render mais pode não ser das tarefas mais simples. Contudo, as dicas apontadas acima tendem a impactar positivamente na gestão.

Avalie as melhores estratégias de acordo com o perfil da sua equipe. Tenha sempre objetivos e metas claras para ter um caminho a seguir e um norte para liderar.

Teste ferramentas, processos e um hábito sobre as práticas de melhores resultados.

Por isso, faça uma avaliação gratuita da ferramenta da Gamefic. Conheça na prática os benefícios da gamificação para fazer equipes renderem mais.

Compartilhe


NEWSLETTER