escrito por:
Karla Gondim

publicado em:
10 dez 2020

Ambiente de trabalho: como ser menos estressante e mais motivador

Hoje em dia já não há nenhuma novidade em saber que o ambiente de trabalho é fator de motivação e produtividade de equipes.

Quanto mais saudável o ambiente de trabalho é, mais inovadoras e criativas as pessoas que fazem parte deste universo tendem a ser.

Até por isso, espaços como coworking ganham cada vez mais notoriedade. Geralmente esses ambientes promovem networking, além de serem estruturados, decorados e terem uma “áurea” inspiradora para o trabalho.

Por aqui, vamos mostrar alguns caminhos que podem levar o ambiente de trabalho da sua empresa a ser mais saudável, participativo e colaborativo.

Afinal, porque é importante ter um ambiente de trabalho saudável?

Já que porque sim não é resposta, a gente te conta aqui.

Primeiramente, você consegue se imaginar trabalhando e tendo produtividade em um ambiente onde não há diálogo, as pessoas vivem estressadas, os gestores não passam um dia sem gritar e cobrar suas equipes e até mesmo onde existe a cultura de “puxar o tapete do outro”?

Acreditamos que quase a totalidade das respostas seriam não.

Afinal, esperamos que o trabalho nos proporcione não só um meio de ganhar dinheiro para sobrevivência, mas sim, um ambiente motivador, que nos inspire a crescer profissionalmente.

Infelizmente, não é em todos os lugares que isso acontece.

Os impactos de um ambiente de trabalho negativo

Um ambiente de trabalho negativo é capaz de desmotivar e acabar com qualquer talento dentro da empresa. A diminuição da produtividade será notada e os resultados da empresa começam a ser questionados.

Além disso, os líderes ou RH, por falta de métricas de desempenho ou uma percepção e análise do ambiente, acabam sempre optando por trocar peças, causando altos índices de turnover. Quando a solução está em promover um ambiente mais agradável.

Além do mais, um ambiente pesado pode acarretar em muitas outras consequências:

  • Conflitos constantes
  • Falta de diálogo
  • Queda de produtividade
  • Desmotivação constante
  • Falta de inovação
  • Baixo desempenho dos profissionais
  • Rotatividade de equipe elevada

Formas de ter um ambiente de trabalho saudável

Oferecer um ambiente saudável está muito além de bons puffs pra descansar no almoço, a mesa de pebolim ou uma sala cheia de guloseimas para comer durante o dia. Claro, uma empresa que tem a capacidade de oferecer isso, deve sim, claro, dar benefícios ao seu colaborador. Contudo, há maneiras mais satisfatórias de tornar o ambiente de trabalho muito produtivo, inovador e engajador.  

Ambiente físico

Não é só sobre o clima que devemos falar. A organização deve se atentar, principalmente, ao espaço físico que está fornecendo para os seus colaboradores. Trabalhar apertados, sem o mínimo de estrutura já é o primeiro passo para o fracasso do ambiente. Portanto, avaliar espaços, disposição e organização do ambiente é a primeira dica.

Promover conexões

O melhor jeito de fazer um ambiente funcionar em harmonia é conectando as pessoas, promovendo debates e atividades que integrem todos os colaboradores e despertem respeito com o próximo. Assim, todos entendem a sua posição dentro da empresa, se sentem confortáveis em dialogar e essa prática tende a diminuir consideravelmente os conflitos internos.

Apoio à diversidade

A diversidade de uma equipe e o respeito sobre este tema é fundamental. Ambiente que não promove este quesito, acabam formando pessoas mais fechadas, agressivas e pouco abertas a novos diálogos, ideias e pensamentos.

Saúde no trabalho

Promover ações como um simples alongamento antes do início das atividades é capaz de relaxar os colaboradores e tornar o dia de cada um mais leve e, por consequência, mais produtivo.

Aplique a gamificação

A gamificação é uma estratégia muito utilizada, também, para a melhoria do clima organizacional. Jogos corporativos são capazes de promover a integração de pessoas, um melhor conhecimento sobre elas mesmas, fazendo com que vejam sentido na sua participação dentro da organização, o que aumenta o sentimento de pertencer.

As plataformas de gamificação conseguem ainda oferecer treinamentos e evolução profissional para os colaboradores. Dessa forma, os funcionários se veem valorizados e acabam dando retorno técnico e produtivo para a empresa.

Sem contar, que a gamificação ainda é capaz de promover melhorias significativas em relação à comunicação empresarial. Com possibilidades de conversar através de linhas do tempo, é possível oferecer feedbacks instantâneos para os profissionais, valorizando cada bom desempenho.

Ambiente de trabalho saudável e ponto final

É normal que nem sempre se tenha o melhor dos climas todos os dias. Mas é realmente importante que as organizações olhem mais para dentro, avaliem e investiguem a fundo como anda o clima organizacional. Funcionários motivados e em um ambiente saudável são muito mais cooperativos e entregam muito mais resultados.

Agora, não esqueça de contar nos comentários como é o clima organizacional dentro do seu trabalho e quais ações são feitas para promover a melhoria constante. 

Compartilhe


NEWSLETTER