escrito por:
Leo Affonso

publicado em:
28 abr 2021

As diferenças entre um chefe e um líder

O mercado de trabalho sempre apresentou uma hierarquia dentro das organizações. Geralmente, este desenho era formado por um chefe e abaixo dele seus subordinados.

Sendo assim, a posição de liderança dentro de uma organização sempre foi muito cobiçada pelas pessoas.

Contudo, a definição de chefe foi ganhando novos sentidos a partir da evolução da gestão de pessoas. As atribuições foram ganhando novos significados e as atribuições da liderança também sofreram alterações.

Isso gera debates e comparações até hoje. Afinal, o que diferencia um chefe de um líder? É sobre isso que vamos falar agora.

Chefe x Líder

A discussão sobre as diferenças entre um chefe e um líder parece ser duradoura. Afinal, cada pessoa tem sua percepção sobre o assunto e como um profissional deve se portar em uma posição tão alta dentro da empresa, principalmente por ter como uma de suas funções, gerir os colaboradores.

Um dos principais pontos que diferenciam um chefe de um líder é a forma como lidam com o poder que está em suas mãos.

Um chefe tende a ser mais autoritário e o seu respeito vem pelo medo dos colaboradores, enquanto que um líder tende a ser democrático e o respeito vem da admiração e inspiração gerada para a sua equipe.

Outras diferenças entre um chefe e um líder

As diferenças entre um chefe e um líder são percebidas facilmente dentro de uma organização. Logo, os resultados de equipes comandadas por chefes ou líderes, também.

Um chefe tem a necessidade de cobrar, ser ouvido a qualquer custo, mandar e exercer pressão sobre seus comandados para mostrar o seu poder. Um líder, vai na contramão disso tudo. Ou seja, ele dá voz ao time, acompanha e participa dos processos e busca entender as dificuldades da equipe para solucionar tudo conjuntamente.

Um chefe geralmente toma para si os créditos de bons resultados, um líder compartilha as conquistas com seus subordinados e valoriza o potencial de cada um da sua equipe.

Principais características que evidenciam as diferenças entre um chefe e um líder

Vale lembrar, que a atuação de um chefe ou de um líder influencia diretamente no clima organizacional e na produtividade de equipes.

Portanto, é fundamental desenvolver lideranças que contribuem com o crescimento das pessoas e da organização. Neste sentido, é preciso que a cultura da empresa tenha fortes laços com a gestão de pessoas e promova a constante capacitação profissional.

Organizações que já praticam o desenvolvimento de líderes, contribuem cada vez mais para que seja possível notar as diferenças entre um chefe e um líder.

Sendo assim, vamos comentar algumas na lista a seguir.

Desafios

Enquanto que chefes buscam apenas por resultados e metas concluídas, líderes incentivam e desafiam suas equipes a encontrar novos caminhos e soluções.

A busca por novos desafios, promovida por líderes, torna o ambiente mais inovador, criativo e dinâmico, o que gera equipes mais engajadas e motivadas em executar suas tarefas.

Tecnologias

Líderes buscam sempre inovar e levar as melhores evoluções para seus comandados. O uso de novas tecnologias gera produtividade e aumenta a qualidade de entrega das pessoas, uma das preocupações de lideranças focadas tanto em pessoas, quanto em resultados.

Pessoas

É comum que chefes encarem seus funcionários apenas como mão de obra da empresa. Líderes, por sua vez, encaram as pessoas como ativos importantes da organização e os tratam de forma humana e valorizada, oferecendo caminhos para a evolução profissional, proporcionando planos de carreira e oportunidades.

O resultado pode ser sentido na entrega e produtividade de equipes. A motivação é muito maior em times que são reconhecidos e têm onde buscar inspiração para a execução do trabalho.

Autoridade

Assim como dissemos mais cedo neste texto, a forma de lidar com a autoridade é uma das principais diferenças entre um chefe e um líder.

O chefe exerce seu poder e os colaboradores obedecem por medo e para assegurar seus cargos. Não há uma relação profissional próxima e diálogo entre as partes. Isso, por sua vez, influencia negativamente o ambiente de trabalho e a performance das pessoas.

Um líder equilibra a sua autoridade e influencia seus comandados a partir do exemplo. Ele promove diálogo, feedback e trabalha para que o bem-estar das pessoas esteja em primeiro lugar, para que assim, o ambiente de trabalho seja saudável e propício para a execução das tarefas com qualidade.

Negociação

Um chefe determina o que deve ser feito e da maneira que deve ser realizada a tarefa, ponto. No caminho oposto, o líder busca dialogar com a equipe e organizar de forma coletiva as execuções das tarefas.

A valorização da participação de todos em alguns processos de decisão é uma forma de treinar novos líderes dentro da equipe, uma estratégia fundamental que deve ser praticada por qualquer organização.

A negociação e flexibilização oferecida pelo líder é uma maneira de dar mais autonomia e poder para os colaboradores, que se sentem valorizados, o que impacta de forma positiva no engajamento e produtividade. 

Treinamento

Chefes acabam se sentido ameaçados por colaboradores que se destacam dentro da organização, por isso, oferecer treinamentos e desenvolvimento profissional não é nem de longe uma das práticas de chefias.

Líderes, por sua vez, entendem que a evolução profissional dos seus comandados é fundamental para o sucesso de novas estratégias da empresa. Assim, a oferta de treinamentos, capacitação e desenvolvimento de novas habilidades é uma prática constante de lideranças.

Como a gamificação pode desenvolver bons líderes?

A gamificação é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de boas lideranças. Através delas é possível treinar pessoas e desenvolver as habilidades do futuro, essenciais para qualquer líder.

A plataforma de gamificação, também trabalha o lado da comunicação do líder, como dar feedback e interagir com a equipe. Uma ferramenta que capacita, desenvolve e engaja a liderança para ter melhores performances enquanto comandante da equipe e ainda gera oportunidade de replicar os conhecimentos adquiridos para seus comandados.

E claro, a gamificação é uma tecnologia inovadora que proporciona outros ganhos para o ambiente, a comunicação organizacional e a produtividade das pessoas.

Forme bons líderes na sua empresa com a gamificação. Conheça e teste os benefícios dos jogos corporativos com a ferramenta da Gamefic.

Leitura bônus: saiba como fortalecer a liderança neste texto

Compartilhe


NEWSLETTER